Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/3/2011 - Polônia - A última saudação ao P. Rybinski
Fotos do artigo -POLÔNIA – A ÚLTIMA SAUDAÇÃO AO P. RYBINSKI
(ANS – Varsóvia) – Familiares, amigos, salesianos, também religiosos e religiosas de outras congregações, jovens e fiéis de toda a Polônia reuniram-se ontem, 2 de março, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, de Varsóvia, para a missa de sufrágio pelo P. Marek Rybinski.

O corpo do P. Rybinski deixou a Tunísia imediatamente depois da Celebração Eucarística presidida por Dom Lahham, na Catedral de Túnis, no dia 28 de fevereiro. E chegou à Polônia terça-feira, 1° de março. O corpo, levado à Casa Missionária dos Salesianos, de Varsóvia, foi velado durante a noite de terça para quarta-feira, pela família, amigos, jovens do Movimento Juvenil Salesiano “Saruel”, voluntários do Voluntariado Internacional Dom Bosco e pelos salesianos. À meia-noite, cerca de 30 sacerdotes concelebraram uma primeira Eucaristia de sufrágio.

Quarta-feira pela manhã o féretro foi trasladado à Basílica do Sagrado Coração, onde, após um tempo reservado à oração pessoal, foram lidos os dados biográficos do P. Rybinski, o que evocou também a importância da sua Família – os Pais Bárbara e Pedro e os seis Irmãos mais jovens – e a sua opção por ser missionário.

Dom Józef Michalik, arcebispo de Przemyśl e Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, presidiu a Eucaristia, concelebrada também por: Dom Henryk Hoser, bispo de Warszawa-Praga; Dom Stanislaw Budzik, bispo de Tarnów e Secretário da Conferência Episcopal Polonesa; e cerca de 250 outros sacerdotes – religiosos e diocesanos. Presentes outrossim os Representantes dos salesianos da Irlanda e de Malta – de quem depende a presença salesiana de Manouba – e o Cônsul da Tunísia, na Polônia.

O P. Slawomir Lubian, Inspetor de Varsóvia, fez a homilia. “Há um sentido na vida do P. Marek cortada assim de repente? – perguntou o superior –. Há, sim, um sentido em sua vida, porque o seu crescimento até ao último momento teve uma bem clara orientação”. O inspetor mostrou também a capacidade que possuía o P. Rybinski de fazer novas amizades: “Simpatizava muito com o povo .... Essa atitude ajudou-o assaz a desempenhar o trabalho missionário e a estar aberto à gente da Tunísia, onde fez tantos amigos. Os relacionamentos humanos na vida do P. Marek eram profundos, e isto significa que ele conhecia muito bem a sua identidade e sabia muito bem o que buscava na vida”. E concluiu o Inspetor: “Agradecemos a Deus pela vida do P. Marek e por tê-lo conhecido”.

Ao final da liturgia houve tempo para algumas evocações pessoais. Dom Wiktor Skworc, Presidente da Comissão para a missão do Episcopado Polonês, leu um testemunho sobre o P. Rybinski. A seguir, em nome do Conselheiro para as Missões Salesianas, P. Václav Klement, falou o P. Stanislaw Rafalko, que citou algumas frases do P. Rybisnki alguns anos antes de partir para as missões: “Não tenho a vocação missionária, mas não deixo de rezar para obtê-la” – reportou. O P. John Horan, Inspetor da Irlanda, disse que o P. Rybinski sabia o que significava dar a própria vida pelas missões. E Dom Hoser, iniciando a oração conclusiva, declarou que o P. Rybinski se acrescenta ao número dos primeiros mártires da Igreja, que nessas mesmas terras deram sua vida pelo Cristo Jesus: os ss. Cipriano, Perpétua, Felicidade.

Terminada a Missa, o corpo do P. Marek Rybinski foi sepultado no túmulo dos salesianos, no cemitério de Varsóvia Brudno.

Publicado em 03/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês