Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/3/2011 - Tunísia - Funerais do P. Rybinski encontro de religiões e culturas
Fotos do artigo -TUNÍSIA – FUNERAIS DO P. RYBINSKI ENCONTRO DE RELIGIÕES E CULTURAS
(ANS – Túnis) – Na tarde de ontem, 28 de fevereiro, Dom Elias Marun Lahham, Arcebispo de Túnis, presidiu na Catedral da cidade os funerais do salesiano P. Marek Rybinski, assassinado sexta-feira, 18, dentro da escola da obra salesiana, de Manouba. Da concelebração tomaram parte muitíssimas pessoas de diferentes nacionalidades e religiões.

Apesar dos graves confrontos que marcaram o fim de semana tunisiano com a morte de cinco manifestantes exatamente no centro de Túnis, o afeto pelo P. Marek Rybinbski impeliu muitíssimas pessoas a vencer o medo e a participar dos seus funerais. A Catedral estava repleta.

A missa foi presidida por Dom Lahham e concelebrada pelo P. Mario Mulé Stagno, Diretor da Escola salesiana de Manouba; pelo P. Laurence Essery, Diretor da comunidade salesiana; e por mais de trinta outros sacerdotes. À missa estavam presentes o Embaixador polonês na Tunísia com sua Esposa; o cônsul de Malta; os Representantes das comunidades muçulmanas e judaicas tunisianas; e numerosos Professores da escola de Manouba, todos muçulmanos. Presentes também as Filhas de Maria Auxiliadora da Comunidade de Menzel Bourghiba e da cidade de Túnis.

As leituras da Liturgia Eucarística e as orações de intercessão foram recitadas em polonês, francês e árabe, em obséquio às diversidades culturais representadas e envolvidas no trágico episódio. O mesmo Dom Lahham proclamou duas vezes a homilia: primeiramente em francês e depois em árabe.

Na evocação fúnebre o arcebispo informou acerca de alguns detalhes da morte do missionário polonês. O pânico engendra a violência, recordou o Prelado, exortando todos a rezar pelo assassino e a encontrar a força de perdoar segundo o ensinamento de Jesus. Dom Lahham louvou o P. Rybinski por seu serviço alegre e disponível em favor da comunidade tunisiana, dos jovens da escola, do desenvolvimento do centro educativo de Manouba. Convidou depois os Salesianos a rezarem pelo P. Rybinski, pela mesma Congregação, por toda a Tunísia, país que, depois de tantos anos de governo autoritário, está agora em busca com dificuldade da própria liberdade.

Comoventes alguns momentos da celebração. Na procissão de ofertório professores levaram ao altar alguns trabalhos realizados pelos alunos das classes elementares sobre o P. Rybinski. Depois da comunhão, um sacerdote da Jordânia cantou em árabe a Oração de Abandono, do Bv. Charles de Foucauld, e sucessivamente a Comunidade polonesa entoou em sua língua, um hino a N. Senhora.

A Missa terminou com o canto da “Salve-Rainha”, enquanto o Arcebispo de Túnis e o cortejo dos Concelebrantes escoltavam o féretro até à porta da Catedral.

O corpo do P. Rybinski foi levado para a Polônia, Varsóvia, onde, quarta-feira, 2 de março, será celebrada uma santa Missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Publicado em 01/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês