Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/2/2011 - Índia - Concluído o Processo diocesano do Servo de Deus Constantino Vendrame
Fotos do artigo -ÍNDIA – CONCLUÍDO O PROCESSO DIOCESANO DO SERVO DE DEUS CONSTANTINO VENDRAME
(ANS – Shillong) – Sábado, 19 de fevereiro de 2011, encerrou-se em Shillong, Índia, o processo diocesano de Beatificação do Servo de Deus P. Constantino Vendrame (1893-1957).

Presidiu o ato de conclusão do processo diocesano o Arcebispo Dom Dominc Jala SDB. Presentes, além dos membros do tribunal e o vice-postulador P. Mawrie Barnes Lister, o P. Anjo Granziera, pároco de ‘Colle Umberto e San Martino di Colle Umberto – na província de Treviso, Itália – que nestes anos cultivou uma fraterna amizade e colaboração com as Missões salesianas do Nordeste da Índia, e o Monsenhor Tarcisio Bolzan, pároco em Susegana, província de Treviso, nascido e batizado em San Martino di Colle Umberto, paróquia onde cresceu o menino, hoje Servo de Deus, Constantino Vendrame. Mons. Tarcisio foi constituído portador dos documentos processuais à Congregação das Causas dos Santos, onde se iniciará a fase romana do Processo.

Constantino Vendrame nasceu em San Martino di Colle Umberto, província de Treviso, no dia 27 de agosto de 1893. Em 1913 entrou para o noviciado salesiano de Ivrea. Depois de uma primeira experiência no oratório de Chioggia, prestou o serviço militar obrigatório, em que se temperou ainda mais o seu caráter. Em março de 1929 foi ordenado sacerdote e, em outubro, recebeu o crucifixo de missionário, na Basílica de Maria Auxiliadora (Turim-Valdocco). Com 31 anos partiu para a Índia. Em cinco anos as paróquias confiadas ao seu ministério cresceram desmedidamente, passando o número dos seus batismos de 400 a 1449.

Trabalhou especialmente no Nordeste da Índia. Visitava continuamente os vilarejos, reunindo-se com o povo e as crianças: tornava-se um deles, aumentando o contato humano. Entrava nas casas dos pobres e dos doentes, ajudava-os, falava com eles, ouvia as suas histórias: depois de fazer-se amigo, racontava-lhes a vida de Jesus. Intuiu a importância da mulher na cultura dos «khási». Sempre na vanguarda como Dom Bosco, usava a mídia para evangelizar os povoados, projetando a vida de Jesus: dessas projeções participavam numerosíssimas pessoas que, a seguir, pediam o batismo.

O P. Vendrame visou a formação de catequistas leigos, que seriam os evangelizadores das comunidades e que o acompanhavam em suas viagens. Bom salesiano, começou e acompanhou os oratórios festivos, educando centenas de crianças e adolescentes. Levou o cristianismo também aos hindus, aos muçulmanos, aos metodistas: tanto que o comparavam com são Francisco Xavier ou São Paulo Apóstolo. Era humildíssimo e de muita oração: parecia estar sempre em comunhão com Deus. Devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus, ergueu-Lhe dois santuários: um em Malawai e outro em Wahiajer. Morreu em 30 de janeiro de 1957 no hospital de Dibrugarh (Índia).

Publicado em 24/02/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês