Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/2/2011 - RMG - A morte de P. Rybinski: solidariedade e temores
Fotos do artigo -RMG – A MORTE DE P. RYBINSKI: SOLIDARIEDADE E TEMORES
(ANS – Roma) – A notícia da morte de P. Marek Rybinski deu rapidamente a volta ao mundo, atraindo a atenção das agências de imprensa e suscitando perplexidade e participação. Muitas as mensagens chegadas ao Reitor-Mor dos Salesianos, entre as quais também as de superiores maiores de algumas ordens e congregações religiosas. Em Manouba, manifestações de solidariedade.

A morte do P. Marek Rybinski suscitou indignação e perplexidade. Sábado e domingo pela manhã, fizeram-se duas manifestações de solidariedade pela morte do sacerdote salesiano. Centenas as pessoas que delas tomaram parte, entre as quais os alunos da escola com os seus pais e numerosos ex-alunos que testemunharam o afeto pelo P. Rybinski, levando fotos, letreiros e flores à escola salesiana.

Domingo de tarde, na igreja de La Goulette, onde ordinariamente se reúne a comunidade polonesa, foi celebrada uma missa em memória do P. Rybinski da qual participou muitíssima gente, embaixadores de várias nações, um representante do Ministério do Exterior, o Ministro para os Assuntos Religiosos da Tunísia e o mesmo Arcebispo de Túnis. A data dos funerais do P. Rybinski ainda não foi marcada.

Dom Lahham Marun Elias, Arcebispo de Túnis, numa entrevista concedida à Rádio Vaticana, que foi ao ar sábado, declarou: “Parece tenha nascido na Tunísia um movimento islâmico que se dirige contra todos os que não são muçulmanos. E eles já fizeram, há uma semana, uma manifestação na frente da Sinagoga de Túnis, dizendo aos judeus que se fossem porque o exército de Maomé estava para chegar. O partido islâmico de Túnis disse que esses não dependiam dele. Ontem no sítio Internet do Ministério do Interior tunisiano podia-se ler a condenação do ato praticado contra o padre salesiano, dizendo que esses grupos são fundamentalistas e que devem ser condenados”.

A polícia tunisina reforçou, por proteção, a vigilância e os guardas na frente das igrejas. O governo aponta o dedo contra um “grupo de terroristas extremistas”; e lembra que a Tunísia sempre foi um País de pacífica coexistência de culturas e religiões. Dom Lahham acrescentou: “Os padres salesianos tinham recebido uma carta de ameaça em francês e dirigida aos judeus, que lhes pedia o dinheiro, dizendo que, se não o dessem, viriam matá-los na sua própria casa. O sacerdote morto era o ecônomo. Para o povo simples, quem não é muçulmano é judeu, e a carta estava assinada com uma cruz nazista”.

Mensagens de condolências e solidariedade chegaram ao P. Pascual Chávez. Entre essas as do Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, Irmão Alvaro Rodriguez Echeverria; da Madre Yvonne Reungoat, Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora; do Mestre Geral dos Dominicanos, Fr. Bruno Cadoré, e do seu predecessor, Fr. Carlos A. Azpiroz Costa; e de Dom Luc Van Looy SDB, Bispo de Gante, Bélgica.

De outra terra de missão, caracterizada por tensões religiosas e a busca da democracia, chegou um testemunho: “A triste notícia do assassinato do caríssimo P. Marek nos une apesar da distância. Por isso nos sentimos muito próximos nesta hora de dor pela perda desse irmão. E isto se deu num mês muito especial no qual fazemos memória dos protomártires salesianos… e julgo que não será o derradeiro. Os últimos acontecimentos da região não prometem nada de novo .... é como a revolução francesa desejada pelo povo desejoso de democracia... para infelizmente cair sob outras ditaduras mais terríveis: as do islamismo integralista. Nós que trabalhamos aqui, sabemos como funciona”.

Os salesianos da Delegação de Malta, à qual se liga a comunidade de Manouba, reuniram-se na manhã de sábado, 19, para aquilo que deveria ser o retiro trimestral. O dia tornou-se dia de oração e de luto. O P. Paul Formosa, Delegado inspetorial de Malta, recordou o P. Rybinski como “um salesiano que nunca deixou de sorrir, um salesiano cheio de zelo apostólico: um presente para todos os que o conheciam”.

As aulas na escola salesiana de Manouba continuam normalmente.

Publicado em 21/02/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês