Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/2/2011 - Índia - Prontos para os novos desafios da missão
Fotos do artigo -ÍNDIA – PRONTOS PARA OS NOVOS DESAFIOS DA MISSÃO
(ANS – Guwahati) – A notícia de que o Reino do Bhutan está a pensar em regulamentar a presença dos cristãos no país suscitou grande interesse nas comunidades católicas vizinhas. Entre os observadores mais atentos conta-se também mons. Thomas Menamparampil, salesiano, arcebispo de Guwahati.

Nas últimas semanas Dorji Tshering, secretário da “Chhoedey Lhentshog”, a comissão dos assuntos religiosos do Bhutan, declarou que a comissão inseriu na sua agenda o tema do reconhecimento das comunidades cristãs, que permitiria à pequena comunidade do Bhutan (1% da população) o direito de praticar publicamente o culto e de construir igrejas.

Perante tal oportunidade, muitos religiosos das zonas vizinhas do Reino do “Dragão Tonante” manifestaram o seu interesse. Entrevistado pela Agência Fides, o salesiano mons. Menamparampil confirmou que está “a estudar e a acompanhar de perto a evolução da situação no Bhutan”. A sua diocese, Guwahati, no estado do Assam, Nordeste da Índia, confina com aquele país, “que desde sempre consideramos com muita atenção. Desejamos de todo o coração ajudar a população do Bhutan”, explicou o arcebispo.

As dificuldades são ainda muitas: não há liberdade de missão no país e até ao presente só um padre jesuíta, o canadiano Kinley Tshering, aparentado com a família real, é autorizado a entrar esporadicamente no reino budista, oficialmente para celebrar a missa em casa no dia do seu aniversário, a 24 de Dezembro.

No país, o budismo é religião de estado e, de acordo com a Constituição, forma “a herança espiritual do Bhutan”. O mesmo Dorji Tshering declarou recentemente que “a intenção da Lei sobre as Organizações Religiosas do Bhutan é proteger e preservar a herança espiritual do Bhutan”: isto deixa subentender que um crescimento do cristianismo constituiria uma ameaça para a identidade da nação, que a lei evidentemente não pode permitir.

Todavia os indús, que representam 22% da população, estão já representados através das Hindu Dharma Samudaya, e o mesmo poderia acontecer aos cristãos. Em todo o caso, refere o arcebispo, “existem já vários grupos cristãos de diferentes denominações no Bhutan. A política de querer registá-los oficialmente poderia indicar o desejo das autoridades de regulamentar as suas actividades”.

Mons. Menamparampil, conhecido como hábil negociador, que levou à pacificação de diversos conflitos no estado do Assam, poderia desenvolver um delicado trabalho diplomático também neste caso.

Publicado em 09/02/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês