Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/1/2011 - RMG - “Acreditamos na beleza da nossa própria vocação”
Fotos do artigo -RMG – “ACREDITAMOS NA BELEZA DA NOSSA PRÓPRIA VOCAÇÃO”
(ANS – Roma) – Alegria, serenidade, júbilo salesiano e um forte sentido de unidade familiar: estes os signos no início, ontem, da 29ª edição dos DEFS – Dias de Espiritualidade da Família Salesiana. Os temas tratados foram: o exemplo de Dom Bosco, a importância do acompanhamento, a redescoberta da própria vocação.

Na Aula Magna do Salesianum – à presença da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat; da Madre Eulalia Rueda, Superiora das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria; do Conselho geral da Congregação Salesiana; e de muitos membros dos vários grupos da Família Salesiana –, o Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, abriu os DEFS com uma saudação especial aos noviços e noviças presentes: “Estes e estas jovens – disse –, os Jovens são o grande sinal desta Estreia. Eles são o grande ícone, o grande sonho, a grande esperança das nossas Congregações. Diga-se o mesmo dos jovens cooperadores, que são o grande sinal de um laicato novo”.

Depois de um momento de oração e dos vários cantos que animaram o rito de abertura, deu-se início às exposições oficiais. O primeiro a falar foi o P. Miguel Canino Zanoletty, salesiano, doutorando em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. O P. Canino desenvolveu a sua reflexão sobre a pastoral vocacional realizada por Dom Bosco: a proposta, o acompanhamento, o fascínio pessoal do mestre sobre o aluno, o ambiente, o testemunho – esses alguns dos assuntos brevemente enfocados pelo salesiano. “A proposta vocacional – disse – era uma arte que implicava não só dons pessoais, mas reflexão, estratégias, atividades e estruturas. Nisto Dom Bosco foi um mestre consumado, chegando a entusiasmar e a convocar numerosas pessoas à missão de salvar a juventude”.

Sucessivamente falou a Ir. Pina del Core, Diretora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”. A relação da religiosa – “Jovens e opções vocacionais, entre medo e confiança. Os desafios por enfrentar para uma educação às opções de vida” – debateu, baseada em sua experiência profissional e acadêmica, os obstáculos que se interpõem entre os jovens e a coragem de fazer opções claras. Para um educador, portanto, “não basta coletar informações, conhecer. É preciso ajudar, pôr-se ao lado, a fim de tomar consciência da desorientação, da ânsia, das dificuldades e do medo de escolher”.

A mesma assembleia foi protagonista através do momento da ressonância, durante o qual numerosos presentes fizeram perguntas aos palestrantes.

Concluída a sessão vesperal, foi de noite projetado o videocomento à Estreia 2011, após o que se seguiu a boa-noite do Reitor-Mor. O P. Chávez convidou cada um dos membros da Família Salesiana a ser uma testemunha convicta da sua própria opção de vida. “A nossa vida, o nosso entusiasmo, a nossa fidelidade, devem manifestar plenamente que acreditamos na beleza de ser aquilo que somos, de fazer aquilo que fazemos, e portanto no valor da vocação que recebemos. Não seremos convincentes, nem credíveis, nem fecundos e eficazes, do ponto de vista vocacional, se não acreditarmos na beleza da nossa própria vocação. E na sua inteira atualidade”.

Em ‘ANSChannel’: um vídeo resume as atividades do primeiro dia.
 
Publicado em 21/01/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês