Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/11/2010 - Itália - Convite do Reitor-Mor: é fascinante ser santos
Fotos do artigo -ITÁLIA – CONVITE DO REITOR-MOR: É FASCINANTE SER SANTOS
(ANS – Roma) – Mais uma vez, a Basílica de São Pedro acolheu a Celebração Eucarística presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, na iminência da «Corrida dos Santos». O sucessor de Dom Bosco fez ressoar mais uma vez o convite à santidade, o mesmo que um dia fascinou a alma de são Domingos Sávio.

Já se está tornando uma tradição dos salesianos da Itália a Corrida dos Santos, manifestação esportiva e cultural já em sua 3ª edição: um modo novo e criativo de celebrar a Solenidade de Todos os Santos, sem esquecer a dimensão da solidariedade. Geminada à corrida, há neste ano uma campanha de arrecadação de fundos em favor das atividades dos salesianos para com os flagelados das enchentes no Paquistão.

O dia foi aberto pelo Reitor-Mor dos Salesianos que presidiu a Celebração Eucarística no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro. Concelebraram, além do seu Vigário, P. Adriano Bregolin, uma centena de salesianos da Itália e de participantes no «Congresso Internacional ‘O P. Rua na História’». À Missa havia mais de um milhar de adolescentes, jovens e adultos, vindos das casas salesianas da Itália e não só.

“Esta festa de Todos os Santos vem lembrar-nos a nossa vocação: nascemos do Amor, para amar e ser amados, e ser deste modo felizes para sempre” – disse o P. Chávez ao iniciar a sua homilia. É uma festa que é memória do passado, evocando a lembrança de quem já viveu à luz do Evangelho; e é um vislumbre de futuro, “porque nos mostra antecipadamente o que será de todos nós no mundo dos ressuscitados”.

Ao rememorar o estreito liame entre a festa de Todos os Santos e a Comemoração dos Fiéis Defuntos, o Reitor-Mor recordou que todos devem lembrar e analisar a própria filiação divina, “assumindo a Magna Carta do Reino, que representa a reviravolta da hierarquia dos valores deste mundo”. Assumindo as Bem-aventuranças, que constituem a “Carta Constitucional” do Reino dos Céus, o cristão é chamado a tornar-se sal da terra e luz do mundo.

“Recuperar o valor da santidade perante a difusão da mediocridade da vida, redescobrir o valor comunitário perante o individualismo crescente, fazer experiência da Beleza de Deus perante as fascinantes mas falsas imagens de beleza em voga”: estes os passos a serem dados para ser sal da terra e luz do mundo.

“E vós, caríssimos irmãos e irmãs, caríssimos amigos, sois chamados a serdes felizes e a replenar de alegria, de esperança, de futuro, este mundo; .... sois chamados à santidade!” .... “Parafraseando Dom Bosco eu diria que é fascinante ser santos, porque a santidade é luminosa, é intensa aplicação espiritual, é esplendor, luz, alegria interior, equilíbrio, transparência e amor levado ao extremo”.

A festa da santidade prosseguiu depois com a largada da «Corrida dos Santos» que, apesar do tempo ameaçador, decorreu por entre a muita alegria e entusiasmo dos participantes.

Publicado em 01/11/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês