Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/7/2010 - Bélgica - A fala de Dom van Luyn à Comissão Européia
Fotos do artigo -BÉLGICA – A FALA DE DOM VAN LUYN À COMISSÃO EUROPÉIA
(ANS – Bruxelas) – Segunda-Feira, 19 de julho, em Bruxelas, realizou-se o VI Encontro entre os Chefes de Igrejas e Comunidades Religiosas Europeus, e os Presidentes de Comissão, Parlamento e Conselho europeus. Dom Adrianus van Luyn, salesiano, bispo de Roterdã e Presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Européia (COMECE) falou no encontro, convidando religiosos e leigos a empenhar-se conjuntamente na luta contra a pobreza e á exclusão social, na plena convicção de que, trabalhando em conjunto, tais males se podem vencer.

O encontro foi promovido por José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Européia; Herman Van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu; e Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu. Da 6ª edição do evento tomaram parte numerosas figuras de primeira plana das realidades religiosas: além de Dom van Luyn, representando a COMECE, estavam presentes o Cardeal Péter Erdõ, Arcebispo de Esztergom-Budapeste e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE); a Dra. Flaminia Giovannelli, Subsecretária do Pontifício Conselho Justiça e Paz; e vários Chefes religioso-cristãos, judeus, muçulmanos e também das comunidades Sikh e Hindu presentes nos países da União Européia.

Em seu discurso à Comissão Europeia, Dom van Luyn alertou a respeito de que se possa sequer pensar de vencer a pobreza adotando instrumentos que desconheçam o papel da pessoa: “qualquer luta à pobreza baseada exclusivamente em medidas técnicas ou administrativas com muita probabilidade falhará em seus objetivos. É que tal opção só confia aos pobres o papel de ‘objeto do bem-estar’ – afirmou –. O de que se precisa ao contrário é de um método de sustentação dos pobres, que lhes permita serem ‘atores’ na luta de toda a sociedade contra a pobreza e a exclusão”. E entre os meios cardeais para se alcançar tal objetivo o salesiano indicou o “princípio fundamental e indispensável da solidariedade”, que permite aceitar concretamente “a alteridade do outro”, sem impor a própria visão.

Prosseguindo em sua relação, o prelado enfrentou o tema da atual crise econômica. Avaliando os esforços da UE para sair dela, acrescentou que “não podemos permitir que, mais uma vez, os mais pobres e fracos se tornem as vítimas das crises, nem podemos descarregar sobre as futuras gerações a carga de reparar os danos que se nos devem, sem nada fazermos nós mesmos por primeiros”.

Concluindo, o bispo de Roterdã tratou também das responsabilidades da UE relativamente às populações do resto do mundo e especialmente da África, conclamando a um mais incisivo empenho de todas as instituições – políticas, religiosas, civis e sociais – para a plena consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Publicado em 29/07/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês