Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/4/2010 - Itália - No ‘Vinitaly’ o vinho de Cremisã sinal de unidade
Fotos do artigo -ITÁLIA – NO ‘VINITALY’ O VINHO DE CREMISÃ SINAL DE UNIDADE
(ANS – Verona) – Continua o projeto de requalificação da Cantina dos Salesianos em Cremisã. O fato, além de ser uma tentativa de diálogo entre israelenses e palestinos, vai aprofundando o estudo de alguns tipos de uvas autóctones. Apresentados em Verona no dia 10 de abril, no âmbito da manifestação “Vinitaly” alguns vinhos locais.

Na setor de “Vinitaly”, importante manifestação enogastronômica da Itália, feita em Verona a semana passada, foram apresentados o “Dabouqy 2009”, o “Hamdány-Jándaly 2009” e o “Star of Bethlehem 2009”, vinhos que se produzem na Cantina dos Salesianos, em Cremisã. Da apresentação, feita no pavilhão da Região da Úmbria, participaram diversos especialistas do setor, e visitantes.

Os Salesianos, graças à colaboração do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), estão levando avante há já alguns anos um projeto que visa a valorização e o estudo de espécies autóctones de videiras. Especialmente para as novas produções vinícolas, concentrou-se a atenção nas vides chamadas Hamdáni-Jándali, Daboúki e Báladi. A exposição conta com a colaboração de Andrea Bonini, enólogo, e de Roberto Paglierini, agrônomo, da Universidade de Hebron e do ‘Istituto Agrario S. Michele’, no Adige di Trento, Itália.

O vinho, símbolo importante para a religião hebraica e cristã, representa a tentativa de diálogo entre israelenses e palestinos. Os vinhedos, de fato, achar-se-ão cortados ao meio, entre Palestina e Israel; mas irão produzir várias qualidades de vinho sob uma única etiqueta: ‘Cremisan’. A cultura agrícola, própria dessa região em que o vinho representa uma fonte importante de trabalho, poderia inserir-se como instrumento de diálogo no conflito laico e político que por decênios atribula o País.

O projeto, que também se propõe formar pessoal local, possui entre os operários da cantina também muçulmanos. Para administrar a cantina de um ponto de vista técnico, pensou-se em dar a oportunidade a dois jovens árabes cristãos de preparar-se por três anos na Universidade de S. Michele all`Adige.

Riccardo Cotarella, enólogo de fama mundial e colaborador do projeto, declarou: “É para mim sempre entusiasmante, como técnico, estudar o desempenho das videiras em lugares, a mim e aos demais, desconhecidos em termos qualitativos. Ao mesmo tempo, não se pode desconsiderar que ali a videira é história, paixão, religião. Amalgamar pois ao menos e só estes dois fatores é motivo de apaixonado e tecnológico envolvimento”.

Publicado em 16/04/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês