Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/4/2010 - Haiti - Protagonistas e colaboradores do renascimento
Fotos do artigo -HAITI – PROTAGONISTAS E COLABORADORES DO RENASCIMENTO
(ANS – Porto Príncipe) – Prossegue o empenho dos salesianos para enfrentar a emergência e a reconstrução do Haiti depois do terremoto. Ulteriores passos operativos num encontro das Procuradorias missionárias e das ongues, em Porto Príncipe. Confirmado o empenho de apoiar a “Fundação Rinaldi”.

Na linha do encontro de coordenação das atividades de intervenção para a emergência do pós-terremoto, feito no dia 27 de março em Roma, as procuradorias missionárias e as ongues empenhadas na reconstrução reencontraram-se em Porto Príncipe de 10 a 13 de abril.

Os participantes dedicaram o dia de 11 a ver as obras atingidas pelo abalo sísmico de 12 de janeiro. Havia no encontro, além do P. Sylvain Ducange, superior da Visitadoria do Haiti, também, em nome do Reitor-Mor, o P. Francesco Cereda, Conselheiro Geral para a Formação.

O P. Sylvain abriu os trabalhos segunda-feira dia 12 fazendo ressoar mais uma vez a exortação “Haiti deve renascer!”. O superior religioso, dirigindo-se aos presentes, disse: “Vós sois os protagonistas e os colaboradores deste grande projeto!”.

O P. Mark Hyde, da Procuradoria missionária de New Rochelle, já operativo no Haiti faz três meses, ilustrou as finalidades do encontro. O Diretor acadêmico da Faculdade de Etnologia do Haiti, Dr. Paul Antoine, expôs a situação atual do país, depois do terremoto, indicando as perspectivas sociais e históricas.

Coube ao P. Jacques Charles, ex-superior da Visitadoria e Diretor da Fundação Rinaldi, apresentar a identidade, a finalidade, as necessidades e também os limites da fundação, e, ao mesmo tempo, o empenho pedido às ongues e às Procuradorias missionárias. O P. Sylvain traçou por sua vez um breve perfil histórico da presença salesiana no Haiti.

De tarde ao grupo se uniram os diretores das obras salesianas do Haiti e os representantes dos setores: da pastoral para os marginalizados, da formação profissional, da educação e dos centros juvenis.

Foi confirmado o empenho das ONGs e das Procuradorias em darem apoio também com a colaboração de pessoal qualificado à “Fundação Rinaldi”, chamada a atuar diretamente no campo. Delinearam-se os primeiros passos operativos para a construção de algumas salas de aula e o dormitório de Gressier, e para a formação dos professores.

Do encontro de Porto Príncipe participaram os representantes da “Jugend Dritte Welt”, de Bonn (JWD); “Jóvenes y Desarrollo”, de Madri (JyD); “Jugend Eine Welt”, da Áustria; “DMOS-COMIDE”, de Bruxelas; “Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento” (VIS); "JUHILA” da Suíça; "Builders without borders”, do Canadá; e alguns salesianos da Inspetoria das Antilhas.
 
Publicado em 15/04/2010/

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês