Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/3/2010 - RMG - Encontro de coordenação para o Haiti
Fotos do artigo -RMG – ENCONTRO DE COORDENAÇÃO PARA O HAITI
(ANS – Roma) – Sábado, 27 de março, na Casa Geral dos Salesianos realizou-se uma reunião para a coordenação das atividades de intervenção na emergência e a sucessiva reconstrução do Haiti. O evento reuniu as realidades salesianas ativas na Visitadoria haitiana, representando um passo significativo no empenho da Família Salesiana pelo renascimento do país.

Convocada pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez, depois da sua visita ao Haiti, a reunião de coordenação de sábado, 27 de março, prefixou-se o objetivo de obter uma visão integrada e partilhada da situação do Haiti depois do terremoto de 12 de janeiro e de garantir uma coordenação das atividades em vários níveis.

Do encontro tomaram parte o Reitor-Mor, que por mais de uma vez falou durante os trabalhos; o Sr.  Claudio Marangio, Ecônomo Geral; o P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões; o P. Sylvain Ducange, Superior salesiano para o Haiti; o P. Mark Hyde, da Procuradoria de New Rochelle, USA; a Ir. Vilma Tallone, Conselheira para a Administração das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); a Ir. Rosangiola Giorgi FMA; e vários representantes da ‘Don Bosco Network’ (DBN), de ‘Jugend Dritte Welt’ (JWD), de ‘Jovens y Desarrollo’ (JyD), de Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), de COMIDE e de “Noi Per Loro” (NPL), de Turim.

O dia iniciou com a fala do Reitor-Mor e pela leitura da sua carta de 25 de fevereiro de 2010. O P. Chávez recordou a responsabilidade dos salesianos relativamente à população do Haiti, sublinhando a necessidade de que a obra de renascimento – não só física, mas também psicológica e humana da população – deva ser administrada e coordenada localmente.

Nessa perspectiva foi indicada como estrutura de referência para a administração dos auxílios, a “Fundação Rinaldi”, dos salesianos do Haiti. A fundação está operando sob a supervisão do Inspetor, P. Sylvain. Vista a necessidade de pessoal altamente qualificado, cada entidade-membro da DBN dispôs-se a colocar à disposição da “Fundação Rinaldi” um seu especialista, enquanto que por quanto se refere aos auxílios econômicos, insistiu-se na necessidade de se acompanhar a arrecadação de fundos. Estimam-se em 95 milhões os euros necessários para a reconstrução.

Além da fala do Visitador, P. Sylvain, as Filhas de Maria Auxiliadora apresentaram o quadro da própria situação. Das 14 presenças do Haiti, oito precisam de intervenções mais ou menos importantes. A obra de Pétion Ville e o Instituto Maria Auxiliadora de Porto Príncipe – a primeira com 2000 alunos e a segunda com 1700, mais um internato de 90 meninas – ficaram gravemente danificadas: já totalmente demolidas, carecem agora ser reerguidas.

Entre as iniciativas operacionais, a de um correspondente para o mundo salesiano no Haiti, em condições de administrar o fluxo das informações, e o desenvolvimento de uma plataforma web, a ser usada como instrumento informativo para a coordenação das ajudas.

A reunião de sábado representa um prelúdio de um encontro entre entidades doadoras às realidades salesianas, que se fará segunda-feira, 12 de abril, no Haiti. Ali serão desenvolvidos mais detalhadamente métodos, finalidades e prioridades de atuação.

Publicado em 29/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês