Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/3/2010 - Equador - O P. Baschirotto premiado com a “Estrela da Solidariedade Italiana”
Fotos do artigo -EQUADOR – O P. BASCHIROTTO PREMIADO COM A “ESTRELA DA SOLIDARIEDADE ITALIANA”
(ANS – Zumbagua) – Sábado, 27 de fevereiro, o missionário salesiano P. Pio Baschirotto Capuzzo recebeu a Estrela da Solidariedade Italiana, no grau de ‘Cavaliere’, das mãos do Embaixador Italiano junto à República do Equador, Dr. Emanuele Pignatelli.

A cerimônia, decorrida na Biblioteca do Hospital diocesano “Claudio Benati”, de Zumbagua, Equador, quis premiar o longo e fecundo serviço do P. Pio Baschirotto Capuzzo, entregue por mais de 30 anos a obras de trabalho solidário, voltadas sobretudo a beneficiar os camponeses dos altiplanos.

“Este prêmio não é para mim – declarou o P. Baschirotto –, mas  para todas as pessoas que cooperam comigo como voluntários; e para os índios que colaboram para o desenvolvimento das suas comunidades”.

O Embaixador Pignatelli, feliz por executar a entrega da premiação pela Itália, evidenciou que o prêmio outorgado quis ser um agradecimento pelo empenho social desenvolvido no exterior, motivo pelo qual ele foi condecorado com o grau de ‘Cavaliere’.

Marcelo Biscall, voluntário que conhece o P. Baschirotto há muito tempo e que colabora com ele há mais de 20 anos, evidenciou como o salesiano seja um pai para todos os membros da comunidade e como todos nele confiem e nos seus projetos.

A obra do P. Baschirotto entre os Índios do Equador iniciou em 1973, quando foi enviado em auxílio do salesiano P. Ugo de Censi a fim de realizar a ‘Operação Mato Grosso’. Desde então expendeu toda a sua vida no desenvolvimento das comunidades indígenas, na educação dos jovens e no apostolado missionário.

Fundou as obras missionárias de Zumbagua, onde por um ano trabalhou como voluntário o atual Presidente equatoriano, sen. Rafael Correa, e dirigiu as missões de Simiatug e de Cayambe. Foi diretor do internato em La Tola e fundou um novo internato em Quitumbe.

Deu início, além disso, à “Fundação Dom Bosco” para os índios Quíchuas, da Serra; dirigiu a obra de Cayambe. E agora é o Delegado inspetorial para a Pastoral Andina e Pároco de Zumbagua-Tigua, onde leva avante muitos projetos de evangelização e promoção humana.

Publicado em 05/03/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês