Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/2/2010 - RMG - Dia internacional contra o uso de soldados-mirins
Fotos do artigo -RMG – DIA INTERNACIONAL CONTRA O USO DE SOLDADOS-MIRINS
(ANS – Roma) – Neste dia 12 de fevereiro comemoramos em todo o mundo o dia internacional contra o uso de soldados-mirins. Tal ocorrência proporciona a oportunidade de lembrar a dramática situação em que vivem tantas crianças em tantos lugares do planeta.

Foi no dia 12 de fevereiro de 2002 que entrou em vigor o “Protocolo opcional para a Convenção internacional sobre os direitos da infância”, que obriga os estados signatários a não usar menores de 18 anos em conflitos armados. Daquela data em diante tornou-se também a ocasião para chamar a atenção da mídia e dos governantes sobre as graves violações dos direitos das crianças cotidianamente repetidas.

Atualmente 61 nações não ratificaram ainda o Protocolo e a última relação oficial das Nações Unidas precisa que são bem mais de 250.000 os menores de 18 anos (alguns com menos de 10) que ainda são mantidos enleados nos conflitos armados, obrigados a arrolar-se nas milícias e a viver experiências que, embora venham a sobreviver, os manterão marcados para todo o sempre.

Numerosas são as instituições, nacionais e internacionais, empenhadas em sustar a exploração de crianças e adolescentes em conflitos armados: algumas dessas instituições (‘Amnesty International’, ‘Human Rights Watch’, ‘Terre des Hommes’ e diversas outras) formaram desde 1998 uma “Coalizão para deter o uso de soldados-mirins”, a qual em cada 12 de fevereiro promove a campanha de sensibilização chamada “Mão Vermelha”.

Os salesianos já levam avante diversas iniciativas nessa área da recuperação dos soldados-mirins: a “Fundação Mago Sales” dirige um centro de recuperação em Uganda (África); a “Fundação Dom Bosco no Mundo” realizou um no Sri Lanka (Oceano Índico). Outros centros estão ativos na Colômbia, em Angola e noutras partes do mundo.

As atividades salesianas dirigem-se também à obra de sensibilização: a “Fundação Dom Bosco no Mundo” recolhe e chama a atenção do grande público promovendo projetos como, p. ex., a campanha solidária “Liberte um soldado-mirim” associada à manifestação esportiva “A Corrida dos Santos”, em Roma. A “Fundação Mago Sales”, por sua vez, conseguiu levar várias vezes as telecâmeras da televisão italiana para dentro do seu Centro de recuperação.

A ação salesiana nesta área não pode não seguir as palavras do saudoso P. Juan E. Vecchi, Reitor-Mor de 1996 a 2002: “Como Salesianos devemos estar entre os primeiros na campanha para restituir aos pequenos o direito de serem crianças”.

Publicado em 12/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês