Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/2/2010 - Índia - “Yarwng” vence Prêmio Nacional de Cinematografia
Fotos do artigo -ÍNDIA – “YARWNG” VENCE PRÊMIO NACIONAL DE CINEMATOGRAFIA
(ANS – Nova Délhi) – No dia 23 de janeiro, em Nova Délhi, foi anunciado o 56° Prêmio Nacional de Cinematografia ao filme “Yarwng”, feito em língua kokborok, no estado de Tripura.

O filme “Yarwng” (Raízes) venceu o Prêmio Nacional de Cinematografia, na categoria “Melhor filme em línguas diferentes das contidas no VIII registro da Constituição”. A conquista do prêmio foi anunciada em Nova Délhi, no dia 23 de janeiro, por Ambika Soni, Ministro da União para a Informação e a Radiodifusão. É a primeira vez que o estado nordestino do Tripura obtém um prêmio cinematográfico nacional.
 
Desde a sua estréia em setembro de 2008 os 95 minutos do filme “Yarwng” foram projetados em mais de 40 festivais internacionais, inclusive no de Nova Iorque, Stuttgart, Moscou, Brisbane, Dhaka e Taiwan.

“Yarwng” obteve também uma Menção Especial do Júri no Festival do Cinema Asiático realizado em Mumbai (ex-Bombaim) em 2008. O filme foi escolhido também para abrir a seleção “Indian Panorama”, trampolim de lançamento do Festival Cinematográfico Internacional da Índia, realizado em Goa.

Produzido pelo salesiano José Kizhakechennadu, da “Don Bosco Sampari Pictures”, e dirigido pelo P. José Pulinthanath, salesiano, o filme dirige um olhar comovente à história da transferência de milhares de indígenas do Tritura, por causa do projeto hidroelétrico “Gumti”.
 
O ‘cast’ de “Yarwng”, filme definido pelo “New York Times” como uma “oportunidade única de conhecer a Índia tribal”, é composto principalmente de indígenas que são realmente vítimas da transferência e que não tinham nenhuma precedente experiência de ator.
Entre os poucos profissionais contam-se alguns conhecidos artistas do estado de Tripura, como Meena Debbarma e Amulya Ratan Jamatia. O `staff` técnico provém ao invés da cidade de Trivandrum, no sul da índia.

O Prêmio Nacional representa um impulso positivo não só para a nascente indústria cinematográfica do estado mas também para todas as comunidades tribais e a língua kokborok em particular.
 
“Junto com todos os que estiveram envolvidos na realização de ‘Yarwng’, alegro-me por ter sido capaz de obter para Tripura e para a sua gente o primeiro Prêmio Nacional para a Cinematografia. Espero poder ver outros prêmios semelhantes no futuro” – afirmou o diretor de cinema, P. Pulinthanath, que acrescentou: “Hoje é um dia de orgulho para a língua «kokborok» e para quem a fala”.
 
O filme foi realizado, graças à assistência financeira das agências católicas de captação de fundos “Signis” (Bélgica), “Missio” (Alemanha) e pelos salesianos da Índia.
O Presidente indiano, Pratibha Patil, entregará os Prêmios da Cinematografia Nacional, no próximo mês de março.

Publicado em 8/02/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês