Convocados, como das outras vezes, pelos dois Dicastérios para a Pastoral Juvenil (SDB e FMA), os representantes das escolas e dos Centros de formação Profissional de 10 países da Europa – Espanha, Portugal, Itália, França-Bélgica Sul, Grã-Bretanha, Irlanda, Polônia, Áustria, Croácia – gozaram da acolhida preparada pelos salesianos e filhas de Maria Auxiliadora, da Irlanda.
Dois os temas desenvolvidos nos três dias: a identidade e as perspectivas da Comissão-Consultoria, a 12 anos de seu início, como instrumento de animação e auxílio à escola, à Formação Profissional Salesiana na Europa e aos dois Dicastérios para a Pastoral Juvenil; e a preparação ao IV Congresso da Escola Salesiana Européia, programada para Sanlúcar la Mayor (Sevilha) de 25 a 28 de fevereiro de 2010.
A Consultoria desejou fortalecer e partilhar a consciência de uma comum identidade e missão da escola salesiana, refletir e tratar do projeto do perfil dos educadores salesianos, vivificar o processo de formação e avaliação contínua para os educadores. A tese da reflexão central parte da consideração do fato de que na Europa as mudanças culturais e econômicas, portanto sociais, nos impelem a um novo paradigma educativo. A exigência detectada pelos presentes consiste em delinear o novo perfil de educador nas Escolas/CFP salesianas na Europa, enquanto que ao mesmo tempo no perfil do educador se devem preservar as competências pessoais, profissionais, cristãs, salesianas.
As mudanças da sociedade, do mundo educativo e, de modo especial, da missão da escola e as exigências derivadas da Carta de identidade da escola salesiana na Europa adotada no último congresso feito em Cracóvia, Polônia: estes os pontos de referência dos trabalhos do próximo encontro em Sanlúcar, onde se concentrarão na definição do perfil do educador salesiano na escola salesiana européia e na elaboração das bases de um plano de formação em linha com as precedentes referências.
Encerrando o encontro, o P. Juan Carlos Godoy, responsável pela organização do congresso espanhol, ilustrou a logística de acolhimento aos previstos 220 participantes.
Publicado em 17/07/2009