Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/6/2009 - Itália - Festa do Reitor-Mor: manhã marcada pela gratidão
Fotos do artigo -ITÁLIA – FESTA DO REITOR-MOR: MANHÃ MARCADA PELA GRATIDÃO
(ANS – Roma) – Abriu a festa do Reitor-Mor o P. Alberto Lorenzelli, Inspetor da Circunscrição Especial da Itália Central (ICC), que com sentidas palavras deu as boas vindas aos representantes dos vários grupos da Família Salesiana reunidos, hoje, 24 de junho, no salão de teatro da Paróquia Santa Maria da Esperança, em Roma.

Ao centro da Aula, o IX Sucessor de Dom Bosco, P. Pascual Chávez, rodeado pelos membros do Conselho Geral, pelos Inspetores da Itália e dos que acabaram de concluir o curso de formação. Presentes também o Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo di Tegucigalpa e titular de Santa Maria da Esperança; Dom José Ángel Divassón Cilveti, Vigário Apostólico de Puerto Ayacucho, Venezuela; a Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; numerosos salesianos e jovens.

O P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor, dirigiu ao P. Chávez sentida fala de agradecimento em nome dos membros do Conselho Geral, da Congregação e da Família Salesiana. Chamado a assumir o papel de sucessor de Dom Bosco, o P. Chávez soube encarnar-lhe os diversos aspectos, especialmente o da «palavra» forte, profunda e eficaz. O P. Bregolin recordou que, desde o início do seu mandato, o Reitor-Mor, através das Cartas Circulares, foi fautor de unidade, promotor da missão apostólica salesiana e de uma profunda redescoberta e reapropriação da Vida Consagrada. Concluindo, disse o P. Bregolin, em nome de todos os salesianos e membros da Família Salesiana: «Somos hoje convidados a desejar felicidades a Dom Bosco que está no céu e ao «Dom Bosco» que está entre nós».

«Gostaria – disse a Madre Reungoat – de dirigir-me ao senhor como o fazia a Madre Mazzarello a Dom Bosco»: foi com esta imagem carismática que iniciou a sua breve intervenção de agradecimento pelo apoio e magistério que o P. Chávez oferece ao Instituto das FMA, como o fez especialmente durante no último Capítulo Geral das Irmãs. «Agradecemos-lhe, caríssimo Pai – sublinhou a Superiora das FMA –, por ter-nos lembrado que devemos levar os Jovens a Cristo e, ao mesmo tempo, ter-nos lembrado que são eles que nos ajudam a nós a caminharmos para Deus.

Os jovens foram representados por Michele Zecchin, Coordenador nacional do Movimento Juvenil Salesiano, da Itália.

Falou a seguir o Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, que expressou em nome dos Cardeais e Bispos salesianos, o seu agrdecimento pelo constante empenho do P. Chávez em animar a Congregação salesiana.

O obrigado e o reconhecimento fizeram-se «Eucaristia», presidida pelo Reitor-Mor, na Solenidade litúrgica da Natividade de São João Batista. Numerosíssima a presença, profunda a participação. A presença espiritual de Dom Bosco esteve reforçada pela visita da Urna com uma Relíquia insigne de Dom Bosco, nestes dias,. à Paróquia de Santa Maria da Esperança.

O primeiro pensamento do P. Chávez, na sua homilia, foi o de um agradecimento a  Deus por ter dado à humanidade e à Igreja o santo Dom Bosco. E dirigindo-se à urna, quase falando com o Pai e Mestre dos Jovens, o Reitor-Mor agradeceu a Ele por quanto fez pelos jovens mais pobres e necessitados. Um Pai que soube ouvir e intuir as suas necessidades e intervir naqueles que na época eram os seus direitos desrespeitados pela sociedade e, freqüentemente, pelos mesmos ministros da igreja.

A herança confiada a toda a Família Salesiana – relembrou o P. Chávez – é a de dar aos jovens de hoje as mesmas respostas que Dom Bosco dava às suas necessidades, expressas ou não; a de tutelar os jovens de hoje nos seus direitos fondamentais, freqüentemente confundidos com falsos e efêmeros valores. O verdadeiro empenho para um «salesiano», consagrado ou leigo, é sobretudo o de apresentar aos jovens Jesus Cristo, favorecendo-lhes o encontro pessoal: a ação salesiana não pode limitar-se apenas à uma ação social; deve ser, por sua própria natureza, uma ação evangelizadora.

Publicado em 24/06/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês