Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/2/2009 - Itália - Sinal de esperança para crianças e adolescentes de Roma
Fotos do artigo -ITÁLIA – SINAL DE ESPERANÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ROMA
(ANS – Roma) – Sexta-Feira pela manhã, 30 de janeiro último, no `Borgo Ragazzi Don Bosco`, de Roma,  com a mesa-redonda “Adolescentes hoje: (re)generar a esperança. Quais sonhos, expectativas, temores entre desconforto e pedidos de esperança”, foi inaugurada a nova sede do Centro de Acolhida de Menores, um Centro Diurno Polifuncional para rapazes em situação de risco em Roma.

O projeto, denominado “Adolescentes em risco em «100celle»”, foi financiado pela Fundação “Vodafone Italia” e realizado pela Inspetoria da Itália-Central (ICC) junto com o  VIS – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento.

O Centro de Acolhida para Menores recebe rapazes entre 14 e 18 anos, submetidos a providências penais alternativas à prisão ou que por diversos motivos tenham abandonado a escola. São rapazes com experiências de falência nos ombros, com percursos escolares marcados por diversas reprovações, a partir das classes elementares, os quais fizeram da rua a sua atual escola.

No Centro os rapazes são acolhidos em qualquer época do ano, podendo começar: cursos de alfabetização, de certificado médio, de auxiliar de mecânico, de eletricista, de auxiliar de cozinheiro e de sala-bar, de estética. Os cursos têm horários personalizados segundo as capacidades e sem limites de tempo para acabar o percurso.

Em 12 anos pelo Centro já passaram 1000 rapazes, 200 dos quais submetidos a medidas penais alternativas ao cárcere. As estatísticas referem que à distância de dois anos do fim do percurso individual, um terço dos jovens com denúncias às costas conseguiu evadir-se de modo definitivo do circuito dos desmandos.

Na mesa-redonda falaram o Presidente da Província, Luca Zingaretti; Ida Linzalone, Secretária Geral Fundação Vodafone Itália; Gianni Fulvi, Presidente União Casas Família de Roma e do Lácio; Giancarlo Corsi, professor de Pedagogia social da Universidade Pontifícia Salesiana; Donatella Caponetti, Diretora do Centro para a Justiça para Crianças e Adolescente, de Roma; Maria Antonietta Vergari, Diretora Acadêmica do Instituto ‘Comprensivo’ Borsi 2° CTP’; Giuseppe Pungitore, Assessor para os Serviços Sociais VII Município de Roma.

Publicado em 05/02/2009

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês