Bélgica – “European Business Forum” sobre formação profissional |
Bélgica – Encontro anual do ‘Don Bosco International’ |
Jorge César das Neves – Conselheiro para a política do diálogo com as Religiões, Igrejas e Comunidades de fé, junto à Secretaria da Presidência do Conselho para as políticas européias (BEPA) – apresentou alguns artigos do Tratado de Lisboa (art. 17 e seguintes).
As Instituições européias reconhecem, no interior dos estados membros, cada pessoa como cidadão e concedem especial atenção ao credo religioso e respeito pelas normas de cada país.
Neves sublinhou a necessidade de um diálogo aberto, sincero e transparente. Os membros do DBI interpretaram, deduzindo de experiências educativas, o “diálogo” como disponibilidade de tempo, escuta e compreensão da outra pessoa. Disse Neves além disso que a Comissão européia pretende ouvir também as ongs, a fim de colher suas contribuições a respeito de algumas políticas.
Durante a assembléia do DBI foi discutido também o Projeto Europa, pedido pelo Reitor-Mor durante o Capítulo Geral 26. Como expressão civil da Congregação perante a União Européia, a Assembléia do DBI enviou carta ao Reitor-Mor na qual expressa todo o apoio a esse importante objetivo. Sobretudo por sua dimensão civil, o DBI e as demais ongs salesianas se propõem promover a colaboração e o intercâmbio entre os salesianos da Europa.
Publicado em 23/10/2008