Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/8/2008 - Cuba - Encerramento da fase diocesana da causa do salesiano P. José Vandor
Fotos do artigo -CUBA - ENCERRAMENTO DA FASE DIOCESANA DA CAUSA DO SALESIANO P. JOSÉ VANDOR
(ANS - Santa Clara) – Domingo, dia 10 de agosto, nas primeiras Vésperas de santa Clara, Patrona da Diocese de Santa Clara, Dom Marcelo Arturo González Amador, bispo de Santa Clara, em Cuba, presidiu à solene sessão de encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus P. José Vandor, salesiano.

A celebração realizou-se na igreja paroquial salesiana do Carmo, da qual o Servo de Deus foi o primeiro pároco e onde desempenhou o seu ministério pastoral por 25 anos: de 1954 até à morte.

Numa sociedade dilacerada pelo ódio e pela violência, o P. Vandor foi uma testemunha heróica de reconciliação e de paz. Nascera em Drog, na Hungria, no dia 29 de outubro de 1909. Logo depois da ordenação sacerdotal, recebida em 1936 em Turim, na Basílica de N. Sra. Auxiliadora, foi pelos Superiores enviado a Cuba, onde se enculturou de tal forma que mudou até o sobrenome húngaro, Wech (peregrino ou viajor), por um castelhano, ‘Vandor’.

Pode-se comparar o P. Vandor com S. Francisco de Sales pela paciente doçura, prudente dedicação, sabedoria iluminada na direção espiritual das almas; e com S. João Bosco pelo dinamismo apostólico, amor aos mais pobres, espírito de fé, serena alegria e maneiras cordiais. Morreu em Santa Clara no dia 8 de outubro de 1979. Precisamente 24 anos depois, no dia 8 de outubro de 2003, iniciou o Processo
diocesano.

Da sessão de encerramento participaram, além do bispo, os membros do Tribunal diocesano (juiz delegado, promotor de justiça, notário); o postulador, P. Enrico dal Covolo; o vice-postulador, P. Raffaele Giordano; o P. Cosimo Semeraro; numerosos outros Salesianos conduzidos pelo Diretor da comunidades local, P. Guillermo García Montaño; religiosos, religiosas e uma grande multidão de fiéis.

No final da sessão o postulador, depois de ter prestado juramento de fidelidade ao encargo assumido, tomou consigo os Atos do Processo da fase diocesana (o assim chamado "Transunto") para os levar a Roma, à Congregação das Causas dos Santos, onde iniciará imediatamente a segunda fase do Processo, isto é, a fase romana ou apostólica. Para tal finalidade, o postulador já designou o P. Bruno Roccaro como colaborador para a redação da "Positio".

Publicado em 19/08/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês