Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/3/2016 - Peru - ‘Bosconia’: quando amar significa doar-se. Testemunho de uma voluntária
Fotos do artigo -PERU – ‘BOSCONIA’: QUANDO AMAR SIGNIFICA DOAR-SE. TESTEMUNHO DE UMA VOLUNTÁRIA

(ANS – Piúra) – “O que significa amar?, perguntei-me muitas vezes” – escreve Sylwia Grzeda, Voluntária da Polônia, que trabalhou um ano em Piúra, Peru. “O mundo abusa do termo amar sem refletir. Quando fui para Piúra, alguém me ofereceu uma frase do livro de Oseas num pedaço de papel: ‘Eu te levarei ao deserto e falarei ao teu coração’. De fato, cheguei ao deserto de Piúra, onde os Salesianos criaram uma grandiosa obra para o povo pobre. Foi nesse lugar que aprendi o significado da palavra amor.

Minha missão era estar nos bairros pobres, em pleno deserto. Encontrei montanhas de lixo e nuvens de poeira. Centenas de casas grudadas umas às outras, habilmente improvisadas. Escutava o riso das crianças. Todas as noites, ouvia as brigas de pais embriagados e disparos de armas; às vezes o lamento de alguns jovens que fizeram da droga o seu alimento cotidiano.

Experimentei o fracasso, quando depois de alguns meses ensinando as regras básicas de gramática, Mariana de 15 anos ainda não diferenciava o substantivo do verbo. Tive medo ao escutar Joel, que falava de um bando de ladrões que pôs um revólver em sua cabeça para roubar-lhe o celular. Vi as marcas no corpo de Nayeli causadas pelos golpes de seu pai.

Votei a perguntar-me: Onde se aprende a amar? Minha resposta estava muito perto. O lugar se chamava ‘Bosconia’. Graças à oração e à Eucaristia, aprendi a amar como Jesus. Sentia-me alegre e feliz quando meus ombros doíam pelas centenas de abraços das crianças que pediam um pouquinho de ternura. Tive que secar as minhas lágrimas de emoção quando Gladys me disse: ‘Você é como minha mãe’.

Nos bairros infames aprendi a amar. Precisava viajar ao fim do mundo para descobrir que o deserto não é areia, mas o deserto do homem está no coração que não ama. Entendi que o desastre maior do homem é a ausência de Deus”.

Publicado em 11/03/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês