Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/1/2016 - Tunísia - Temos muito a partilhar
Fotos do artigo -TUNÍSIA – TEMOS MUITO A PARTILHAR

(ANS – Túnis) – Depois de passar muitos anos na Tunísia, as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) constatam quanto a sua presença no país seja construtiva. A Tunísia abriu-lhes as portas de um mundo, diferente pela cultura e a fé que o caracterizam, e também pela maneira específica de sentir e viver. Tudo isso transformou a missão das irmãs e constitui uma grande oportunidade.

Por Èlène Boissiere Mabille

O P. Michel Prignot, há muito tempo na Tunísia, disse: “Cada dia que passa somos testemunhas de uma evolução do espírito e do coração. Vemos que o povo está adquirindo uma dimensão nova, que elabora os valores da liberdade, do senso crítico, da personalidade. Há muito que aprender enquanto compartilhamos”.

Esta é também a realidade que vivem as Filhas de Maria Auxiliadora em duas diferentes obras:uma escola elementar, frequentada por 630 alunos, em Menzel Bourguiba,no coração da Tunísia, ambiente rural em que o islão tende a radicalizar-se; e um centro na primeira periferia de Túnis, em La Marsa, pensionato para 18 jovens estudantes cristãos provenientes da África subsaariana.

Em Menzel,todo o pessoal e os professores são tunisianos.Só a Diretora e a Ecônoma são religiosas, as quais,junto com as outras coirmãs da comunidade, asseguram uma presença educativa salesiana, na escola.O Sistema Preventivo é muito apreciado, especialmente porque acentua o diálogo e rejeita o uso da violência; mas também pelo modo de fazer dos professores, pela proximidade às famílias, pelo acolhimento dispensado às crianças.

Por ocasião do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, as Irmãs convidaram o P. Jean-Marie Petitclerc SDB para uma informação à Pedagogia salesiana.100 os professores que se reuniram por dois dias, em Menzel, e depois também na escola dos Salesianos, em Manouba. O P. Petitclerc pôde dialogar com os professores que lhe expressaram as dificuldades e os temores que experimentam no campo da educação. Apreciaram jubilosamente as respostas recebidas, como também a Pedagogia salesiana.

As Irmãs, sem falar das próprias crenças, são portadoras dos valores em que acreditam.Elas os testemunham com a fraternidade e o serviço. E embora para alguns tunisianos o centro de Menzel seja “a escola dos estrangeiros”, a grande maioria dos pais apreciam o trabalho das Irmãs.

No fim do ano letivo,as religiosas organizam junto com os professores, visitas culturais ou recreativas. Muitos ex-alunos continuam a frequentar a obra para praticar esporte à tarde ou simplesmente para cumprimentar as Irmãs. E, graças ao sonho e o empenho de uma das religiosas, há hoje também, em Menzel, um grupo de escoteiros.

Publicado em 20/1/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês