Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/12/2015 - R. D. do Congo - ‘Dom Bosco Bukavu’ inicia seu caminho para construir um futuro com jovens marginalizados
Fotos do artigo -R. D. DO CONGO – ‘DOM BOSCO BUKAVU’ INICIA SEU CAMINHO PARA CONSTRUIR UM FUTURO COM JOVENS MARGINALIZADOS

(ANS – Bukavu)– Os salesianos missionários da obra Dom Bosco, em Bukavu, iniciada em 2014, contam a ANS a situação atual, as atividades, os desafios e as esperanças para o futuro. A comunidade se compõe do P. Robert, neossacerdote, ecônomo e diretor acadêmico da escola; do Sr. Domingo, Salesiano Irmão, encarregado da Oficina de mecânica e soldagem, e do P. Piero, Diretor da Comunidade.  

Tudo realizou-se muito rapidamente. Tivemos apenas o tempo de tomar posse da casa. E logo nos lançamos a organizar tudo para o início do ano letivo, fixado para 7 de setembro.Nosso centro fica no município de Kadutu, na frente da Cadeia Central, a 300 metros da Praça da Independência onde se podem achar muitos meninos de rua, os quais exercem aquelas suas atividades de... sobrevivência: lavar carro, carregar pacotes e malas, levar o lixo do bairro no canal, pedinchar, surripiar...

A maior parte dessa gentinha tem um nível de instrução muito limitado: depois de algum tempo, eles abandonaram a escola, também porque a família não podia pagar as... taxas escolares. Outros, na mesma situação, acharam trabalho como descarregadores no porto de Bukavu.

Foi para esse tipo de jovens que abrimos o nosso Centro: para ensinar um ofício e inseri-los no mundo do trabalho. Começamos com 100 deles: não há espaço para mais. Visto que a maior parte deles abandonaram a escola, pareceu-nos que o melhor a fazer seria refazer-lhes a alfabetização e atualizar-lhes os conhecimentos.

Nos dois primeiros meses revisamos o seu francêse tiveram lições de... cálculo. Fizeram-se atividades esportivas duas vezes por semana e conseguimos preparar uma refeição para ‘quase’ todos os dias. Em meados de novembro demos início à formação profissional: levando em conta o espaço e a aparelhagem de que dispomos, propusemos aos rapazes seguir uma formação modular: de 8 meses para os ofícios de carpinteiro, pedreiro, mecânica de carros.

Abrimos o dia à salesiana: um breve bom-dia de encorajamento dito por um coirmão ou por um animador, seguido de uma breve oração. Procuramos pôr em prática as três coisas que Dom Bosco recomendava: oração, alegria, trabalho. Apesar do pouco espaço, o Centro Dom Bosco acolhe, quatro tardes por semana, um centena de rapazes da escola ou dos arredores para brincar e jogar.

Mais de uns 50 “aspirantes” acompanham, uma vez por semana, aulas de francês e uma... introdução à vida consagrada salesiana. Alguns estão presentes no ‘oratório’ da tarde, outros ajudam a assistir na escola pela manhã. Têm também um dia de retiro ao mês: um modo de conhecê-los e ajudá-los a conhecer-se e discernir a própria vocação. Uma dúzia entre jovens e adultos acompanham um percurso para tornar-se Cooperadores Salesianos. Convidamos os Ex-alunos a montarem o seu Grupo.

O Sr. Domingo participa das atividades dominicais na Capelania da prisão, isto é, das atividades de um grupo bem organizado de pessoas, consagrados e leigos, que se dedicam a expender a Misericórdia com os irmãos prisioneiros. Pedem aos salesianos se empenhem na formação dos Menores Detentos – uns trinta, numa seção separada do cárcere. O Presidente do tribunal para Menores está de acordo e nos pede outrossim acolhamos os que deixam a cadeia para que possam aprender um ofício conosco.

Dom Bosco a seus Filhos prometeu pão, trabalho, paraíso. Através da escola, bons-dias, jogos, passeios, refeições, oratório, oração, enfim com a nossa presença, buscamos transmitir esta mesma herança aos jovens desamparados. Em Bukavu, como alhures, os acolhemos numa como nova família: ensinamos-lhes um ofício que lhes permita viver honestamente. Tentamos fazer-lhes ver em tudo isso o Amor misericordioso de Deus.

Com o auxílio de coirmãos, cooperadores, ex-alunos, aspirantes, colaboradores, o ‘Dom Bosco Bukavu’ dia após dia também procura e vai batendo o seu caminho: o de construir um futuro com os jovens deixados à margem da estrada: dessa estrada que é a... mesma Sociedade.

Publicado em 23/12/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês