Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/12/2015 - Polônia - Rumo à JMJ 2016 - 1
Fotos do artigo -POLÔNIA – RUMO À JMJ 2016 - 1

(ANS – Cracóvia) – O Boletim Salesiano “Don Bosco”, da Polônia, foi escolhido como parceiro oficial da XXXI JMJ 2016, programada para Cracóvia, em 26-31 de julho próximo. A partir deste mês publica reflexões ligadas à preparação do grande evento, mostrando também o concreto empenho dos Salesianos poloneses na iniciativa. Reportamos abaixo a primeira parte de uma entrevista com o P. Adam Parszywka SDB, que foi nomeado Diretor do Departamento para a Comunicação da Comissão Organizadora da JMJ 2016.

Por Grażyna Starzak.

Dentro de sete meses espera-nos o grande evento da JMJ 2016. As inscrições já iniciaram em agosto. Quantos os inscritos até agora, desejosos de participar dessa tão grande festa juvenil cristã?

O interesse é grandíssimo. Em outubro disséramos que participariam 2000 grupos, isto é, um total de 436.913 pessoas, de 138 países – também dos mais distantes e exóticos, como as Antilhas, Guiana Francesa, Belize, Martinica... Os grupos maiores virão dos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Itália, França, Alemanha e, obviamente, Polônia. São grupos apresentados por episcopados, congregações religiosas, diferentes comunidades ou centros diocesanos. Prevê-se um total de 2,5 milhões de pessoas.

Como de costume às JMJ chegam também jovens que se decidem na última hora. Estão levando em consideração também essa eventualidade?

Certamente. Sabemos disso: a espontaneidade faz parte da natureza dos jovens; é algo bom, embora crie alguns problemas aos organizadores. Pede-se, por isso, que se inscrevam antes. Mas sabemos que aos jovens agrada decidir na última hora e por isso devemos estar preparados para receber também os retardatários (que se tratará sobretudo de jovens europeus, porque provavelmente só se dará isso com estes).

Em que ponto estamos com a preparação? Quais os desafios para os organizadores?

Os desafios são muitos. P. ex., as infraestruturas. Cracóvia é relativamente pequena para a grandeza do evento. A capacidade das ruas é limitada. O problema maior portanto será o de chegar aos locais onde se realizarão os diversos encontros. Este é para nós um grande desafio. E não somente para nós, como organizadores; também para todos os habitantes de Cracóvia, da região Małopolska, de toda a Polônia, porque os participantes passarão toda a semana nas diferentes Dioceses. Pelo que respeita aos maiores eventos,buscamos como organizadores que o maior número possível de pessoas se hospede na mesma Cracóvia.E por isso renovamos o apelo aos moradores de Cracóvia, apelo para que abram as portas das casas aos participantes. Posso garantir que os jovens não precisam de grandes comodidades, e sei disso por minha experiência pessoal.

Durante a JMJ do Rio 2013 dormi com jovens poloneses numa escola, no chão, sobre um pequeno tapete. É que o... clima dos encontros mundiais de jovens cristãos é tão fantástico que nada o pode deteriorar. Garanto aos que receberem jovens que será uma grande experiência, experiência que deixará estupendas lembranças: são dias em que se fazem contatos, nascem amizades. Pessoalmente, participei também da JMJ 2000 de Roma: possuo ainda muitos e maravilhosos amigos na Itália.

Publicado em 10/12/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês