Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/11/2015 - Nepal - Um país que continua a sofrer
Fotos do artigo -NEPAL – UM PAÍS QUE CONTINUA A SOFRER

(ANS – Kathmandu) – Depois de várias semanas de silêncio,chegam-nos mais atualizações acerca da situação no país himalaico, atingido na primavera por dois violentíssimos terremotos; mas infelizmente não são das melhores. “Rezemos pelo povo do Nepal, porque sofre ainda; e desta vez,não por calamidades naturais, mas por ações do homem” – reporta o P. George Menamparampil, responsável por “Bosconet”, de Nova Délhi, Índia.

“Retorno da minha terceira viagem ao Nepal depois do terremoto. Devido à grave falta de combustível, só pudemos visitar o povoado mais próximo. Mas essa visita me foi suficiente” – escreveu o Salesiano.

A gratidão da população à Família Salesiana é enorme: “O chefe do povoado nos disse: ‘Para nós Dom Bosco é Deus’. Sei que não entendia dizer que a pessoa de Dom Bosco é Deus, mas que tudo quanto os Salesianos de Dom Bosco fizeram por eles depois do terremoto representava o mesmo Deus que lhes ia ao encontro de braços abertos, com as mãos cheias de coisas para as suas prementes exigências; e mais: com o coração cheio de amor.(…) Fiquei também muito feliz por ver o seu otimismo e uma nova Unidade que eles criaram, para trabalhar na melhoria do seu vilarejo”.

Entretanto a situação político-social continua inquieta. As agitações surgidas pela aprovação da nova Constituição, laica e democrática, continuam, depois de três meses da promulgação do texto legislativo.

Nos confins meridionais, com a Índia, permanece uma espécie de bloqueio, que constitui um verdadeiro problema para a população nepalesa, também porque as estradas que ligam o país à China, ao norte, além de longas, são extremamente difíceis de se percorrer no inverno.

“O Nepal é um país pequeno e pobre: o 19° mais pobre do mundo – refere o P. Menamparampil –. Não tem petróleo, ou qualquer gás natural; e não consegue satisfazer às necessidades de numerosos bens de primeira necessidade, entre os quais os materiais de construção. A economia está paralisada. Os funcionários do governo não se encontram nos seus escritórios. Os documentos para a renovação de registro da nossa Sociedade, a documentação relativa às contas…, estão retidos num escritório governativo”. Além disso o combustível está racionado e a pequena reserva que com boa previsão o P. John Jijo havia acumulado, poucos dias antes que iniciasse o racionamento, está por acabar.

Publicado em 26/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês