Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/11/2015 - Itália - Abraçar o futuro com esperança: 86ª Assembleia semestral USG
Fotos do artigo -ITÁLIA – ABRAÇAR O FUTURO COM ESPERANÇA: 86ª ASSEMBLEIA SEMESTRAL USG
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Os Superiores Gerais dos numerosos Institutos de Vida Consagrada estão reunidos desde ontem, quarta-feira, 25 de novembro, no Salesianum, de Roma, para a sua Assembleia semestral. O tema é: “Abraçar o futuro com esperança: os Consagrados com o povo de Deus em caminho”. O dia de ontem foi dedicado à reflexão acerca do recente ‘Sínodo dos Bispos sobre o Papel da Família’.

Depois da saudação inicial do Presidente, P. Adolfo Nicolás SJ, falaram quatro Delegados que participaram do Sínodo.

O P. Baawobr,dos Missionários da África, disse ter ficado impressionado pelas numerosas sensibilidades e pelos tantos problemas levantados; e acrescentou que a convergência final sobre um documento de síntese “é um sinal que o Espírito de Jesus atuou e acompanhou a Assembleia”.

Para o P. Schroeder, dos Beneditinos de Santa Otília,o verdadeiro ponto nodal do sínodo foi o desafio da globalização. “Como pode a Igreja conservar a sua unidade, como Igreja universal, perante a enorme diversidade cultural?”, perguuntou-se, concluindo que “devemos encarnar os valores da nossa fé com mais profundidade nas nossas respectivas culturas”.

Segundo o Frei Cadorè, Dominicano, a “questão nodal” do sínodo foi, para ele,a “eclesialidade”. E – sustentou - através de uma teologia da comunhão, da vida dos crentes, deveria transparecer a “boa-notícia” do mistério pascal, valorizando as famílias como lugares de mediação até transformá-las nas primeiras “evangelizadoras”.

Frei Hervé, dos Pequenos Irmãos de Jesus, enfim, evocou alguns “pontos fortes” do Sínodo, indicados pelo mesmo Papa: repartir de Nazaré, assumir um olhar de misericórdia sobre cada uma das pessoas, mirar a uma Igreja plenamente sinodal, à importância do acompanhamento e de um olhar cada vez mais misericordioso.

Os trabalhos continuaram de tarde com a relação do Secretário Geral, P. David Glanday sobre o triênio 2012-2015.

Hoje pela manhã,quinta-feira, 26, as atividades se abriram com diálogo aberto ainda sobre os trabalhos do Sínodo, que desta vez envolveu o Prof.Manuel J. Arroba Condé,Claretiano, Reitor do ‘Pontificium Institutum Utriusque Iuris’, da Pontifícia Universidade Lateranense; o P. Saulo Scarabattoli, Pároco em Perúgia e Capelão do Cárcere; e a Profra. Giuseppina de Simone, Docente na Faculdade Teológica de Nápoles.

Pelo fim da manhã realizou-se a eleição do novo Presidente. Os Superiores Gerais reunidos elegeram Frei Mauro Johri, Ministro Geral dos Frades Menores Capuchinhos.

De tarde será eleito também o Vice-Presidente da USG.

Publicado em 26/11/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês