Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/10/2015 - Itália - A LEV em Pordenone avalia a atualidade da mensagem de Dom Bosco
Fotos do artigo -ITÁLIA – A LEV EM PORDENONE AVALIA A ATUALIDADE DA MENSAGEM DE DOM BOSCO

(ANS – Pordenone) – Em curso nestes dias o evento “A Livraria Editora Vaticana em Pordenone. Ouvir, ler, crescer” – já em sua 9ª edição. Ontem, terça-feira, 27 de outubro, da iniciativa cultural participou também o P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, que falou acerca da atualidade da mensagem de Dom Bosco.

O P. Cereda discursou no âmbito de uma noite totalmente dedicada à figura e à atualidade do Santo piemontês, realizada pela celebração, neste ano, do Bicentenário do seu Nascimento. Ladeavam o Vigário do Reitor-Mor, no teatro “Giuseppe Verdi”, sede do evento, o P. Luigi Ciotti, Fundador do Grupo Abel e Associação Livre, e o P. Giuseppe Costa SDB, Diretor da LEV.

A exposição do P. Cereda visou aprofundar especialmente “a meta fundamental do projeto educativo” de Dom Bosco, sintetizada na fórmula “bons cristãos e honestos cidadãos”.

“Segundo Dom Bosco, a questão principal por enfrentar é a da salvação da alma” – recordou o P. Cereda. Ao mesmo tempo, o Santo piemontês soube propor “uma mística do trabalho” aos seus Salesianos e aos Jovens – bem sintetizada no lema: “Trabalho e Temperança” –, sempre sustentando uma concepção da vida que é fundamentalmente entendida como “vocação”.

No momento – insistiu o P. Cereda – a atualidade da mensagem de Dom Bosco passa: pela promoção de “um ambiente educativo caracterizado pela colaboração entre educadores e jovens, com espírito e atmosfera de família, confiança, amizade e diálogo”; pelo desenvolvimento “com os jovens de um relacionamento pessoal que permita iniciar o processo educativo a partir da situação de cada um e permita reconhecer-lhes e valorizar-lhes a identidade e as características pessoais”; e pela fundação da “relação educativa sobre a convicção de que os jovens são sujeitos ativos e de que devem ser tornados responsáveis por sua maturação, sustentados pelos educadores com um papel de acompanhamento e guia”.

O evento da “LEV em Pordenone” acolheu neste ano bem 54 autorizados palestrantes, que se confrontaram em 12 encontros sobre diferentes temáticas (marginalização, imigração, situação dos doentes pobres e sem cuidados, e dos detentos).

Exatamente por isso, sempre ontem, outro dos eventos da manifestação cultural realizou-se na Casa de Detenção, de Pordenone. E na ocasião aos 70 detentos foram entregues um terço e dois livros, editados pela LEV – “Dizei aos detentos que rezo por eles” e “Também o Senhor está preso” – que reúnem falas do Papa Francisco sobre os detentos e a situação das prisões.

Publicado em 28/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês