Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/10/2015 - Brasil - A Escola Socioesportiva “Esporte pela paz”. Um sonho que já decolou
Fotos do artigo -BRASIL – A ESCOLA SOCIOESPORTIVA “ESPORTE PELA PAZ”. UM SONHO QUE JÁ DECOLOU

(ANS – Niterói) – Cidade de saída: Niterói, Brasil. Destino: Madri, Espanha. A viagem de dez jovens – moradores em favela e membros da Escola Socioesportiva do Projeto “Esporte pela Paz”, promovido por “Misiones Salesianas”, de Madri, em colaboração com a Fundação Real Madrid – começou na quinta-feira passada, 15 de outubro. Alguns desses rapazes sequer tinham cruzado a Guanabara pela ponte Rio-Niterói. Mas como vencedores da “Copa Ampla” foram premiados com uma viagem a Madri, onde podem competir com os jovens provenientes do Chile, da Colômbia e com o time juvenil do Real Madrid.

“Este é um dos maiores sonhos da minha vida. Não vejo a hora de ver jogar o Cristiano Ronaldo. Me identifico pacas com ele, na sua determinação e no trabalho por alcançar tudo quanto se propõe” – disse antes de subir no avião Guilherme Ferreira,13 anos, que vive na favela de Santa Rosa com seus pais e dois irmãozinhos. “Preciso ser um exemplo para os meus irmãos, e o fato de ter sido escolhido pelo Centro Juvenil Salesiano para juntar-me ao time, por causa do meu comportamento e dos meus esforços, me enche de orgulho” – acrescenta.

O brilho nos olhos de Matheus Fernandes reflete a emoção do momento. Para ele a viagem significa muitíssimo: “É a primeira vez que estou no Rio de Janeiro, que fica a apenas 13 km de casa. Nunca saí de Niterói. E agora nos esperam dez horas de voo!. Nunca pensei em voar. Só em jogar futebol”.

A agenda dos meninos em Madri está cheia de atividades culturais e recreativas. Sábado, 18 de outubro, puderam ver o jogo Real Madrid x Levante, no Estádio “Santiago Bernabeu”.“Os rapazes choravam de emoção ao entrar no estádio.Já viram tanto futebol pela televisão, mas nunca tinham tido a oportunidade de ver uma partida no estádio. Eu mesma fiquei emocionada” – disse Elaine Holanda, Psicóloga e Diretora do Centro Juvenil Salesiano.

“São jovens ricos de talentos, mas não tiveram tanta sorte. Nós procuramos apenas dar a eles, através da educação, a possibilidade de realizar os seus sonhos. Hoje será um dia que nunca mais vão esquecer”.

“Além de manter um comportamento exemplar – acrescenta a Diretora –, são conscientes do fato que representam todos os seus coetâneos, em Niterói e nos Salesianos. E não são egoístas: sabem que a sua vontade é a chave para fazer com que talvez no próximo ano, os seus colegas mais pequenos possam também realizar um sonho que,até agora,lhes parece inatingível”.

Este Projeto marcou um ‘antes’ e um ‘depois’, na integração dos adolescentes do Centro Juvenil com os alunos da escola salesiana. Inicialmente, os meninos que frequentam o centro não deixavam de ser considerados como ‘favelados’; e os pais dos alunos da escola não queriam que eles se misturassem  com seus filhos. Desta vez, ao invés, toda a comunidade escolar entrou no Centro Juvenil, perto da favela, para saudar os jovens partintes e desejar-lhes toda a boa sorte do mundo.

Publicado em 21/10/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês