Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/9/2015 - Itália - Acolhença a refugiados na Inspetoria ICP
Fotos do artigo -ITÁLIA – ACOLHENÇA A REFUGIADOS NA INSPETORIA ICP

(ANS – Turim) – Também os Salesianos da Circunscrição Especial Piemonte-Vale d’Aosta (ICP) estão-se preparando ativamente para dar acolhida aos refugiados, segundo o pedido feito pelo Papa e o Reitor-Mor. O trabalho na Inspetoria já tinha começado em 1° de junho passado – quando o problema dos desembarques em Lampedusa e a chegada à Europa, dos refugiados se tornava cada vez mais imperioso –, após o convite do próprio Inspetor, P. Enrico Stasi.

A primeira obra disponibilizada à acolhença foi o Instituto Dom Bosco, de Alexandria. Desde o fim de julho, na iminência das férias estivas, está acolhendo dez jovens refugiados africanos. E exatamente nestes dias o Instituto assinou um convênio com a Prefeitura de Alexandria para garantir hospitalidade a refugiados até quase ao fim do ano. Entrementes outras casas salesianas estiveram se preparando para abrir suas portas.

O P. Domenico Ricca SDB, Capelão do Cárcere de Menores Ferrante Aporti, de Turim, Referente dos projetos Desamparo e Marginalização, da Inspetoria piemontesa, é o Coordenador da operação acolhença a refugiados, nas casas salesianas que se estão tornando disponíveis: “O nosso objetivo – sublinha – não é receber grandes números, mas grupos de jovens ou famílias, a quem oferecer – concretamente – uma oportunidade de integração – antes de tudo favorecendo a aprendizagem da língua italiana –, encaminhando ao trabalho, ainda que temporário, com cursos de formação profissional, de modo que possam tornar-se independentes e pensar no próprio futuro”.

Um projeto de acompanhamento à autonomia se fará em colaboração com a Prefeitura de Turim – Projeto SPRAR (Sistema de Proteção a Requerentes de Asilo e Refugiados) –, e com a constante referência à Secretaria ‘Migrantes’, da Diocese de Turim. A partir de outubro serão confiados às comunidades salesianas os primeiros candidatos: o P. Ricca com os Salesianos das obras turinenses e piemontesas já prontas para a ação, estão concertando com as Autoridades competentes as modalidades para a recepção dos migrantes.

Também a Comunidade Residencial para Menores, de Casale Monferrato, ‘Harambée’, administrada pela Inspetoria salesiana, está preparando, em colaboração com a Comunidades paroquial e oratoriana do Sagrado Coração, um grupo de apartamentos nos locais adjacentes a comunidades de acolhença a crianças e adolescentes estrangeiros-não-acompanhados.

Publicado em 25/09/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês