Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/9/2015 - Etiópia - Região África-Madagascar: Pastoral Juvenil e Animação Missionária em sintonia com a Família e o Voluntariado
Fotos do artigo -ETIÓPIA – REGIÃO ÁFRICA-MADAGASCAR: PASTORAL JUVENIL E ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA EM SINTONIA COM A FAMÍLIA E O VOLUNTARIADO

(ANS – Adis-Abeba) – Como de tradição, reuniram-se os Delegados de Pastoral Juvenil das Inspetorias e Visitadorias da Região África-Madagascar. O encontro realizou-se a Adis-Abeba de 16 a 19 de setembro; um dos objetivos foi a partilha de como se está apresentando e trabalhando com os irmãos, à luz do novo Quadro de Referência da Pastoral Juvenil, nas Inspetorias da Região.

Pelo Francisco Pescador Hervás, SDB

O encontro iniciou na manhã de 16, dedicada totalmente à escuta, à partilha e à celebração da Palavra, momento que culminou na Eucaristia, presidida pelo Conselheiro para a Pastoral Juvenil, P. Fábio Attard. As duas seções pós-meridianas serviram para partilhar e avaliar como se está trabalhando, com os coirmãos salesianos, à luz do novo Quadro de Referência da Pastoral Juvenil nas Circunscrições da Região. Pôde-se notar entre os participantes uma grande convergência de iniciativas e uma satisfação geral relativa a esse processo, por alcançar-se assim o objetivo prefixado na reunião de setembro de 2014.

O dia 17 foi partilhado com os Delegados da Animação Missionária da Região, reunidos no mesmo dia com o Conselheiro Geral para as Missões, P. Guillermo Basañes. O tema proposto para a reflexão conjunta foi o Voluntariado. Depois de referir as experiências de cada Inspetoria, ali também apontaram-se os problemas comuns que se enfrentam, sendo sugeridas linhas guias para trabalhar no Voluntariado. Duas as conclusões: os voluntários, além de algumas dificuldades que se podem verificar, foram e continuam sendo uma riqueza para a missão; a qualidade, a preparação e o acompanhamento que lhes são oferecidos dependem da qualidade da sua experiência pessoal e sua contribuição à missão educativo-evangelizadora.

De tarde, três jovens partilharam suas motivações e experiências como voluntários nos projetos de “Makaniza” e “Bosco Children”, na Capital etíope. Surpreendente a generosidade e radicalidade com que vivem a sua vocação cristã alguns jovens que ali vivem e cresceram à sombra de Dom Bosco.

No terceiro dia do encontro deu-se continuidade à reflexão sobre o Quadro de Referência. Depois do trabalho em grupo e do debate da Assembleia, cada Delegado identificou quais poderiam ser os processos mais convenientes para cada Inspetoria. A tarde foi dedicada ao conhecimento das obras salesianas de Adis-Abeba, e um pouco da cidade e da rica cultura etíope.

As três primeiras sessões de sábado foram empregadas inteiramente ao estudo da família. Em sintonia com a Igreja e seguindo uma preocupação já exposta em anos passados, a Congregação Salesiana deseja dar maior atenção à Pastoral Familiar. Para aprofundar esse tema, o P. Hubert Pinto SDB, da Inspetoria AFE, ajudou a entender melhor os desafios que enfrenta a Família hoje, articulando magistralmente a relação entre identidade pessoal, identidade de casal, identidade familiar.

Publicado em 23/09/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês