(ANS – Seul) – O passado sábado, 18 de julho, partiram do aeroporto internacional de Incheon 50 voluntários desejosos de ajudar à população da cidadezinha de Medellín, na província de Cebu, Filipinas, intensamente atingida pelo tufão “Haiyan”, em novembro de 2013. Esta numerosa expedição, composta por 33 médicos especialistas, 15 jovens voluntários e dois Salesianos – P. Bosco Park e P. John Jeon – é a 28ª expedição que parte da Inspetoria Salesiana da Coreia do Sul. O movimento iniciou em 2003. Os missionários prestarão cuidados médicos e participarão de atividades culturais até o próximo dia 27 de julho.
Por Hilario Seo, SDB
“Consideramos este projeto uma manifestação exemplar da colaboração entre as Inspetorias da Região Ásia Leste-Oceânia –explica o P. Estêvão Yang, Inspetor da Coreia do Sul –. Na realidade, trata-se da mais alta colocação em prática da nossa Pastoral Juvenil, assim como da solidariedade internacional, que permite aos jovens fazerem esta experiência de voluntariado, levando apoio aos nossos próximos sofredores, em colaboração com médicos especialistas. É também uma especial forma de testemunho: de feito, somos coerentes com quanto disse o Papa Francisco ao Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, em sua Carta por motivo do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco ao convidar a «promover formas de voluntariado social» ”.
O lançamento deste projeto de voluntariado através da cooperação dos dois Inspetores (Coreia do Sul e Filipinas Sul), assume também um sentido simbólico no contexto atual da Região salesiana da Ásia Leste-Oceânia, e para a Inspetoria coreana, que olha com grande atenção ao crescente fenômeno da partilha cultural dentro da Sociedade após a difusão da história do P. John Lee (missionário salesiano e médico, que deu a sua vida pelos pobres de Tonj, hoje Sudão do Sul, NdT). Nota-se além disso um grande e consciente desejo em inúmeros benfeitores e voluntários de partilhar seu tempo e oportunidades com os necessitados. “Estamos em busca de formas para realizar o seu ardente desejo de estarem próximos dos que sofrem – afirmam os Salesianos da Coreia, que acrescentam –:
“Fazemos votos por que este projeto, de voluntariado juvenil junto com uma equipe medica, possa continuar a obter bons resultados mediante a colaboração e a gestão apropriada das Inspetorias, dentro de uma ótica regional”.
Publicado em 22/07/2015