Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/7/2015 - Bolívia - ‘Ouvir o clamor e a dor do povo’ pede o Papa aos religiosos
Fotos do artigo -BOLÍVIA – ‘OUVIR O CLAMOR E A DOR DO POVO’ PEDE O PAPA AOS RELIGIOSOS

(ANS – Santa Cruz) – Na tarde de ontem, 9 de julho, em sua Viagem à Bolívia, o Papa Francisco dedicou um encontro aos consagrados do país, no Instituto Dom Bosco, de Santa Cruz. Ao Bispo de Roma foi reservada calorosa acolhida e o discurso de boas-vindas de Dom Roberto Bordi, Bispo Auxiliar do Vicariato de Beni, Bispo responsável pela Vida Consagrada no País.

Por Andrés Felipe Loaiza SDB

Depois da saudação o Papa Francisco ouviu atentamente cada um dos testemunhos sucessivos do P. Crispin Borda Gómez,Reitor do seminário de São Luis de Cochabamba, e da Irmã Gabriela Cuellar,da Congregação de São José de Chambéry;e a história vocacional de Damián Uriona,seminarista diocesano.

O Papa refletiu sobre o Evangelho de Marcos, no passo que fala de como o mendigo cego Bartimeu gritasse alto e bom som a Jesus para que o fizesse ver novamente. Passou a analisar as diversas respostas aos gritos dos necessitados: ‘passar adiante’, ‘mandar que se calem’, ‘ajudá-los a levantar-se’.

Passar adiante  “É o eco que nasce de uma alma ‘blindada’, fechada, que perdeu a capacidade de admirar-se e portanto a possibilidade de mudar. Quantos que seguimos Jesus corremos este perigo de perder a capacidade de admirar-se até com Jesus!”.

‘Pedir que se calem’ – “‘Fique quieto’, ‘não me incomode’, ‘não perturbe’, ‘estamos fazendo a oração comunitária’, ‘encontramo-nos numa elevação espiritual... profunda’,‘não perturbe’,‘não incomode’.À diferença da atitude anterior, esse escuta, reconhece, toma contato com o grito do outro. Dá-se conta que existe. E reage de modo muito simples, repreendendo-o”.

‘Ajudá-los a levantar-se’ – “Deixa o anonimato da multidão para identificá-lo, empenhando-se por ele. Radica-se na vida. E longe de pedir que se cale, roga-lhe: ‘Diga: que posso fazer por você?!’. Não há necessidade de fazer ‘sermão’: pergunta se lhe permite ou não falar. .... Identifica-o querendo fazer parte da sua vida, querendo compartilhar da sua mesma sorte. Assim se lhe vai restituindo gradualmente a dignidade que havia perdido…”.

O Papa Francisco concluiu o seu discurso esclarecendo que esta é a “pedagogia do Mestre, a pedagogia de Deus com o Seu povo. Passar da indiferença do ‘zapping’ à coragem, dizendo «Levanta-te! Ele te chama!» (Mc 10,49). Não porque sejamos especiais, não porque sejamos melhores, não porque sejamos servos de Deus! Só porque somos testemunhas agradecidas da misericórdia que nos transforma”.

Publicado o 10/07/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês