Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/6/2015 - Índia - “O Time da Pronta Intervenção de Deus”
Fotos do artigo -ÍNDIA – “O TIME DA PRONTA INTERVENÇÃO DE DEUS”

(ANS - Jowai) – “No instável Nordeste da Índia, numerosos grupos rebeldes estão combatendo o exército visando autonomia política e benefícios econômicos. O único poder respeitado por todas as partes são as igrejas cristãs. Em situações de crise, o Arcebispo católico Dom Thomas Menamparampil, salesiano, leva à mesa das negociações uma equipe de paz interconfessional e os rebeldes”. Assim inicia o Documentário “God Rapid Response Team” (O Time do Pronta Intervenção de Deus), realizado por Michael Gleich, com fotografia de Anupam Nathm, para “Peacebuilders across the world”, do projeto “Peace Counts”.

“Todos nós somos imperfeitos – diz o Arcebispo –. Antes de buscar a culpa em outrem é bom que olhemos antes para nós mesmos e vejamos se não estamos igualmente errados. Posso estar culpado de raiva ou de ‘irrazoabilidade’: os mesmos erros que vejo nos outros. Preciso perguntar-me pois se alguma coisa de Saddam Hussein não está também em mim antes que me apresse em julgá-lo. Por onde devo então começar? Devo começar por mim!”

(…) “Como parte da nossa estratégia, numa primeira fase nos concentramos na redução da raiva – explica o Arcebispo –. Ouvimos. Ouvimos. Ouvimos.Não julgamos. Não se fazem discursos enquanto a raiva estiver elevada; ao contrário, mostramos interesse pela causa que os inspira e os motiva, pela injustiça que dizem ter sofrido; mostramos simpatia por seus concretos protestos motivados. Sobretudo, procuramos entrar na dor do povo, em sua agonia interior, no seu sentido de perda pelas pessoas caras, pela sua casa, suas propriedades”.

Não julgo ‘o ouvir’ algo muito espetacular: esperava que o líder de um ‘time de paz’ fosse mais ativo: com competências especiais para arrazoar, discutir, negociar. Em outras palavras: um homem de ação. E agora vejo que o instrumento mais forte é a presença compadecida. “A tua mesma presença deve dar uma mensagem – exclama o Arcebispo –. Deverás manter a calma, embora no decurso do debate uma pessoa se levante e grite: «Por cada um que eles mataram, eu matarei dez!»”.

(…) O Arcebispo prossegue: “A coisa mais importante que fazemos está toda numa pergunta: ‘Este modo de enfrentar os vossos problemas, o caminho da violência, vos irá ajudar? Ajudará a vossa causa? (...) Será este método, da violência, um auxílio para vós, para o futuro da vossa comunidade? Ou talvez o vosso movimento perderá a sua respeitabilidade perante as pessoas, perderá a sua imagem e falirá no conquistar a simpatia da sociedade no seu conjunto?”.

Micheal Gleich e o fotorrepórter Anupam Nath reunirm-se pessoalmente com Dom Menamparampil nos meses de outubro e de novembro de 2014. Eles agradecem também a “Berghof Foundation” pelo apoio dado à iniciativa.

O inteiro Documentário está disponível, em inglês, no sítio do projeto Peace Counts.

Publicado em 04/06/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês