Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/5/2015 - Itália - Os Salesianos Bispos e a Vida Consagrada
Fotos do artigo -ITÁLIA – OS SALESIANOS BISPOS E A VIDA CONSAGRADA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – O Ano da Vida Consagrada e a Promoção da Vida Consagrada nas Dioceses foram os temas enfocados na tarde de sexta-feira, 22 de maio, segundo dia do Encontro para os Salesianos Bispos nos Lugares de Dom Bosco.

 

Por Gian Francesco Romano.

 

Os tópicos de reflexão foram oferecidos pelo Cardeal Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago do Chile; por Dom Gaston Kashala Ruwezi, Bispo de Sakania-Kapushi, Rep. Dem. do Congo; por Dom Dominic Jala, Arcebispo de Shillong, Índia; e Dom Luc Van Looy, Bispo de Gante, Bélgica. As diferentes proveniências dos relatores emprestaram não só profundidade mas também perspectivas variadas ao tema.

 

Ao abrir os trabalhos, fazendo referência ao Magistério Eclesiástico e às palavras do Papa Francisco, o Cardeal Ezzati SDB indicou quatro virtudes – temperança, sapiência, realismo, capacidade de sonhar – com que se aproximar das aflições em que possam estar vivendo Consagrados. Mostrou em seguida como a atual e difícil realidade da VC em nível global possa ser transformada num ‘kairós’, numa oportunidade, se os desafios do tempo presente forem enfrentados com audácia e confiança. Concluindo, indicou alguns tópicos sublinhados pelo Papa Francisco para fazer com que a VC volte a ser “fogo que acende outros fogos”: testemunhar que Deus é capaz de repletar o coração; tornar-se especialistas de comunhão; ir às periferias existenciais; interrogar-se acerca do que deseja Deus e a humanidade.

 

Falou a seguir Dom Jala, apresentando a realidade da VC em sua Arquidiocese e no estado indiano do Assam, fornecendo dados encorajadores sobre a presença, a difusão e a atratividade que a VC exerce na população. Entre os elementos que jogam a favor: as escolas animadas por religiosos, os grupos de ministrantes, ou coroinhas; as casas de formação, a oração e os dias vocacionais. Também ali, entretanto, o arcebispo individuou algumas ameaças incumbentes, devidas ao crescimento do materialismo e individualismo entre a população e o risco da superficialidade entre os religiosos.

 

Um cenário totalmente diverso teve de apresentar Dom Luc Van Looy relativo à VC na Europa, especialmente nos países mais secularizados do Norte. No contexto de geral declínio, o Prelado citou várias boas práticas para inverter a direção: formação de comunidades religiosas internacionais; maior colaboração com as diocese; iniciativas espirituais abertas a todos pelas Comunidades contemplativas.

 

Falando, enfim, da realidade da sua Diocese, Dom Kashala Ruwezi realçou a contribuição oferecida pelos Salesianos nas Paróquias mais periféricas, e o sinal profético que representa a VC na sociedade, mediante a ação apostólica e social. Entretanto também ele teve de focalizar os problemas que deverá a VC enfrentar caso ela assuma os caracteres da mundanidade.

Terminada a sessão, a Comunidade recolheu-se para a récita de Vésperas.

De noite, na Basílica de Maria Auxiliadora, está prevista a Apresentação Musical da ‘Cappella Musicale Pontifícia detta «Sistina»’, dirigida pelo Maestro P. Massimo Palombella SDB, seguida da boa-noite pelo Cardeal Raffaele Farina, Arquivista e Bibliotecário Emérito da Santa Igreja Romana.

As falas e as fotos da tarde estão disponíveis respectivamente em ‘sdb.org’ e ‘Flickr’.

Publicado em 22/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês