Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/5/2015 - Itália - O Presidente da República: tenho uma imagem de Dom Bosco no meu escritório
Fotos do artigo -ITÁLIA – O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: TENHO UMA IMAGEM DE DOM BOSCO NO MEU ESCRITÓRIO

(ANS – Turim) – No decorrer de sua primeira visita oficial a Turim, ontem, 14 de maio, o Presidente da República da Itália Sergio Mattarella foi em visita à Basílica de Maria Auxiliadora e depôs uma coroa de flores perante a Urna de Dom Bosco, onde se recolheu num momento de oração. "Tenho uma imagem de Dom Bosco no meu escritório", disse o Presidente da República ao P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor dos Salesianos.

Depois de visitar a Catedral de São João Batista para contemplar e venerar, em modo privado, a Santa Síndone, oPresidente da República Sergio Mattarella foi à Basílica de Maria Auxiliadora, sendo ali acolhido pelo P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor dos Salesianos, e pelo P. Enrico Stasi, Superior dos Salesianos no Piemonte-Vale d’Aosta.

Centenas de jovens do Oratório e das Escolas de Valdocco tornaram a acolhida ao Chefe do Estado mui festiva, gritando com entusiasmo o lema: “Somos os meninos de Dom Bosco”, “Viva o Presidente, viva Mattarella”. O P. Cereda declarou: "Contrariamente a quanto se pense, o Presidente é um comunicador: atirou-se para o meio da meninada".

O Presidente da República depôs uma coroa de flores perante a Urna do Santo dos Jovens, depois deteve-se recolhido num momento de oração. "Tenho uma imagem de Dom Bosco no meu escritório", disse Mattarella ao P. Cereda.

A visita do Chefe do Estado, explicou o Vigário do Reitor-Mor no fim do encontro, "é o reconhecimento a um italiano, ao P. João Bosco, um italiano como tantos, que contribuiu para o crescimento da Nação e para levar a Itália ao mundo. Todos conhecem a Itália e Turim por meio de Dom Bosco". Por sua vez o P. Enrico Stasi observou: "Não foi um santo de elite. Foi um santo popular, que se lançou à busca dos jovens. Não se ficou a esperá-los!".

Mattarella recordou o ambiente difícil para os jovens da Sicília, em cidades como Catânia e Palermo. “Veio dizer que os jovens são importantes, devem ser colocados no centro da nossa ação" – afirmou o P. Cereda, recordando também o grande entusiasmo que está a rodear a Basílica de Maria Auxiliadora, graças também ao efeito Síndone, com milhares de pessoas que todos os dias visitam a Urna de Dom Bosco depois da visita ao Santo Linho, dentro do ‘Duomo’.

A primeira visita oficial de Mattarella a Turim encerrou-se com um encontro com os jovens e os voluntários do Sermig (‘Servizio Missionario Giovani’), de Borgo Dora, ex-fábrica de armas, transformada há 30 anos, por Ernesto Olivero, em Arsenal de Paz e Casa Aberta de acolhença para pessoas necessitadas. A construção, reformada, foi inaugurada em 1984 pelo então Presidente da República Sandro Pertini, ex-aluno salesiano, o qual reconhecia ter "aprendido na Escola salesiana um amor sem limites por todos os oprimidos e pobres". A ela o iniciara "a vida admirável do Santo".

Publicado em 15/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês