Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/5/2015 - Ilhas Fiji - “A nossa fraternidade salesiana é o ingrediente essencial desta visita”
Fotos do artigo -ILHAS FIJI – “A NOSSA FRATERNIDADE SALESIANA É O INGREDIENTE ESSENCIAL DESTA VISITA”
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Suva) – A viagem do Reitor-Mor pelas ilhas do Pacífico prosseguiu hoje com sua visita a Suva, Capital das Ilhas Fiji, aonde o P. Á. F. Artime chegou ontem, 6 de maio, depois de três voos consecutivos (de Honiara, Ilhas Salomão, com escalas em Portavilla e Nadi). Também para as Ilhas Fiji trata-se da primeira visita feita por um Sucessor de Dom Bosco, o que se dá a 16 anos do início da presença salesiana no País

Ali os Salesianos animam uma só presença, pertencente à Inspetoria da Austrália: trata-se de uma casa de formação com sede a Suva, onde residem os estudantes de Teologia e Filosofia mais os Noviços, os quais, além de perfazer a sua caminhada formativa, se empenham em atividades, como oratório, catecismo dominical e atividades sociais.

A acolhida ao Reitor-Mor, ao seu Secretário, P. Horacio López, e ao Conselheiro para a Região Ásia Leste-Oceânia, P. Václav Klement, foi muito afetuosa, realizada pelos salesianos da comunidade de Suva, tendo à frente o P. Leuluai Taisali, Diretor.

As atividades de hoje iniciaram com a récita comunitária das Laudes e uma reflexão pelo Reitor-Mor, que disse: “Dispomos de todo o dia só para nós, para viver a nossa fraternidade salesiana que é o ingrediente essencial desta visita. Estamos neste momento também unidos a toda a comunidade salesiana, com sua identidade unificante, em sua universalidade e diversidade”. O P. Á. F. Artime disse também ter sentido preocupação em muitas pessoas por sua segurança e pela da sua Equipe, devido ao terremoto em Papua Nova Guiné. Tratou a seguir de algumas questões-desafios que enfrentam a Igreja e a Congregação: sobretudo naquilo que se refere à formação de um coração pastoral.

Seguiu-se um longo encontro com os formadores: trataram-se vários problemas relativos à formação, já expostos pelo P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito. De tarde, procedeu-se a uma Assembleia Comum, durante a qual o Reitor-Mor partilhou a sua visão da vida da Congregação, indicando pontos de força e desafios.

O ápice da fraternidade se alcançou na Concelebração Eucarística, presidida por Dom Peter Loy Chong, Arcebispo de Suva, que manifestou a sua grande alegria por encontrar o Reitor-Mor e os seus acompanhantes. Partindo do Evangelho do dia, o P. Á. F. Artime ressaltou a essência do cristianismo: o amor pelos outros, confirmando com exemplos tirados da sua viagem pelas ilhas do Pacífico. Agradeceu às comunidades das ilhas pela calorosa hospitalidade e fraternidade, partilhadas mediante o seu estilo de vida simples. Entre os presentes à Santa Missa havia também alguns fiéis católicos da região e crianças da escola dominical.

Depois da Missa os visitantes foram recebidos oficialmente com a cerimônia tradicional “Kava”, estabelecendo através de gestos e símbolos uma vigorosa ligação entre Visitantes e Comunidade local.

Publicado em 07/05/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês