Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/3/2015 - ONU - Acontribuição salesiana na 59° Comissão sobre a Situação das Mulheres
Fotos do artigo -ONU – ACONTRIBUIÇÃO SALESIANA NA 59° COMISSÃO SOBRE A SITUAÇÃO DAS MULHERES

(ANS – Nova Iorque)– A 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW 59) realiza-se na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, de 9-20 de março. Também a presença salesiana na ONU contribui para os trabalhos. Com o Conselho Arquidiocesano Greco-Ortodoxo da América (do Sul e do Norte) apresentou um documento à CSW; e colaborou para outros eventos paralelos.

O tema deste ano foi “CSW59/Pequim+20 (2015)”. A Comissão, asim, concentrou-se nos progressos feitos na atuação da Declaração de Pequim e da Plataforma de Ação, examinando as oportunidades para a consecução da paridade de gênero e do reforço da situação feminina na Agenda de Desenvolvimento pós-2015.

O documento avançado pelos Missionários Salesianos,preparado pelo P. Thomas BrennanSDBe pelo Sr. Nicholas Anton,por conta do Conselho Arquidiocesano Greco-Ortodoxo,foi também publicado com o nome E/CN.6/2015/NGO/94.

A declaração observou que os Salesianos consideram a emancipação das mulheres e a paridade de gênero como componentes centrais do programa de desenvolvimento pós-2015, e que a Comunidade Global deve enfrentar os problemas que obstaculizam o desenvolvimento para todos, sobretudo para as mulheres e as jovens: paridade de acesso à instrução, mortalidade infantil, saúde materna, acesso à água potável e à higiene, a feminilização da pobreza extrema, a participação desigual das mulheres da vida pública e particular.

Foi a seguir assinalada a persistência e a difusão da violência contra as mulheres, assunto que se tornou o objetivo principal da intervenção salesiana: foi osservado como o Relator Especial sobre a violência contra as mulheres identificasse que a problemática é a maior ameaça à superação dos obstáculos de desenvolvimento e como ela anule a atuação de todos os Direitos Humanos.

Para favorecer a sensibilização ao tema, foram realizados também vários eventos paralelos:

“Comércio e migração, jovens e mulheres: Os Direitos Humanos não têm fronteiras”, organizado em colaboração com o Conselho Arquidiocesano Greco-Ortodoxo e moderato pelo P. Brennan.

“Mulheres, jovens e HIV: uma resposta dada pela faixa Ásia/Pacífico”, organizada em colaboração com o Centro Comunitário para a Saúde da Coalizão Asiática e das Ilhas do Pacífico sobre HIV/AIDS (Apicha), UNAIDS, e pelo Centro para a comunidade e a saúde urbana, do Hunter College.

“Estratégias de Tutela e em rede, para a reforma legislativa: fim da prostituição e do tráfico de Seres Humanos”, organizado pela Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor e patrocinada também pela Missão Permanente da Irlanda, Ruhama, e pelos Salesianos.

“Tráfico de seres humanos: o que mudou, o que deve mudar depois de Pequim”, organizado em colaboração com as organizações que fazem parte da Comissão das Ongues para erradicar o tráfico de pessoas.

“O Caminho para sarar: Jovens e Mulheres exploradas resistem”, organizado pela Família Salesiana e moderado pelo P. Brennan.

Publicado em 17/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês