Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/3/2015 - Ucrânia - Refugiados prioridade para missionários salesianos em Odessa
Fotos do artigo -UCRÂNIA – REFUGIADOS PRIORIDADE PARA MISSIONÁRIOS SALESIANOS EM ODESSA

(ANS – Odessa) – O cessar-fogo, assinado no passado dia 15 de fevereiro, não levou paz à Ucrânia. Os combates e as explosões continuam; e milhares de pessoas continuam a deixar suas casas. Odessa é uma das cidades que está acolhendo os refugiados provenientes do Leste da Ucrânia, onde estão ativos também missionários salesianos, trabalhando com os refugiados, exatamente porque se trata de pessoas que chegam sem nada: “Dá-se comida, roupa, todo o necessário para a higiene pessoal – dizem –; ajudamos a encontrar um alojamento e um trabalho”.

Desde que iniciou o programa de auxílio às famílias de refugiados, mais de 300 pessoas encontraram trabalho e puderam recomeçar a vida: “A coisa triste é que existem mais de 8.000 pessoas que têm necessidade de um lugar de trabalho” – referem os colaboradores dos salesianos nessa missão.

O trabalho para as famílias de refugiados é uma atenção prioritária para os Salesianos, em Odessa: “Queremos chegar ao maior número de pessoas. Hoje, mais de 200 pessoas têm necessidade da nossa sustentação” – acrescentam.

Entre as outras atividades, os Filhos de Dom Bosco iniciaram um centro em que as crianças podem brincar: trata-se de um espaço todo pensado para elas, também adaptado para atividades e ateliês. O centro oferece outrossim acompanhamento psicológico individual a cerca de 20 crianças, “número porém que tende a aumentar”, visto que são muitas as crianças traumatizadas e que precisam de cuidados especiais.

Notável o empenho das Famílias cristãs de Odessa que partecipam do programa de acolhença às famílias de refugiados, visto que são elas as primeiras responsáveis pelo fato que os refugiados não terminem na rua.

“A tragédia atingiu, em modos desiguais, toda a Nação. Muitas as vítimas entre civis, militares, jovens soldados” – explicava, faz algum mês, o P. Grigorij,que dá assistência aos soldados na linha de frente.

Sempre em Odessa os Salesianos ativaram também um projeto para ajudar os soldados feridos que chegam à cidade e fazê-los participar de programas de reabilitação: “Nada aqui é gratuito; e procuramos ajudá-los com o que podemos, após considerar com quanto já podem contar de imediato” – dizem os Salesianos, que colaboraram também com o Hospital de Odessa, que dá assistência aos soldados, providenciando a aquisição de aparelhos médicos e próteses acústicas para militares, no valor de mais de 1.000 Euros.

Publicado em 16/03/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês