Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/12/2014 - Peru - ‘O Templo da Uva’: uma oportunidade de vida, estudo e progresso
Fotos do artigo -PERU – ‘O TEMPLO DA UVA’: UMA OPORTUNIDADE DE VIDA, ESTUDO E PROGRESSO

(ANS – Lima) “O P. Ricardo Lach,nascido na Polônia e ativo no Peru desde os anos ‘80s,caminha serenamente por entre as pipas de fermentação e decantação da ‘Vinícola Salesiana’.Tira de uma delas uma taça de vinho tinto doce. ‘- Experimente este!’, diz. Provamos e aprovamos: ‘- Bom!’, foi a resposta. Depois vai a outro tonel e nos faz experimentar um vinho - o ‘Torontel’ – mais claro (...). ‘- Trata-se de um dos vinhos premiados, de que muito me orgulho…”. Assim reporta um artigo do jornal “La República”, de 2 de dezembro passado.

Por Raúl Mendoza

Enquanto caminhamos pela cantina, desde sempre situada num amplo semiporão  da obra salesiana, de Breña, perto da Basílica de Maria Auxiliadora, pode-se ver nos diversos ambientes toda a sua história: desde que a “Vinicola” foi fundada em 1930. Passou-se das velhas barricas e da espremedura manual da uva, aos modernos equipamentos automatizados, com que agora se produzem nove tipos de vinho e cinco de “pisco” (um licor típico).

“A uva de diferentes castas chega a Lima e aqui a selecionamos para usar os melhores frutos” – explica Walter Navarro, engenheiro enólogo responsável.

De uma das paredes da cantina pende uma foto emoldurada: é o retrato do Salesiano Irmão Sr. Leonardo Franzero,enólogo italiano, que chegou à obra em 1939,verdadeiro motor da ‘Vinicola Salesiana’.Foi o responsável pela produção do vinho de 1939 a 1985, sendo ao depois encarregado de adaptar toda a parafernália da produção: espremedura, barricas, alambiques...: “Os vinhos do Sr.Franzero não têm nada a invejar aos vinhos italianos,espanhóis ou franceses” – repetiu-se por decênios.

Inicialmente a Vinícola produzia vinho de missa só para a Congregação salesiana. Mais tarde, com o Sr. Franzero, também para outras Congregações de Lima. Só depois do ano 2000, começou-se a ampliar o público.

Todas as entradas que advêm da venda dos produtos sustentam a “Fundación Don Bosco”, do Peru; na obra salesiana de Breña está presente também uma casa-lar que acolhe meninos de todo país, enviados pelas Paróquias e Missões salesianas: “Aqui damos uma oportunidade de vida, estudo e progresso”, explica Marcos Calderón, da Fundação Dom Bosco.

Em 2014, três dos vinhos salesianos foram premiados na competição global “Vinus”, na Argentina. O vinho Torontel venceu uma medalha de ouro, o vinho aperitivo venceu uma dupla medalha de ouro na categoria dos vinhos compostos, e o vinho Malbec a medalha de prata.

V. o artigo completo no sítio web dos Salesianos do Peru.

Publicado em 16/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês