Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/11/2014 - Espanha - Gemmary, Asmaa, Imad: esforços coroados
Fotos do artigo -ESPANHA – GEMMARY, ASMAA, IMAD: ESFORÇOS COROADOS

(ANS – Madri) – Quando Gemmary conheceu Pinardi pela primeira vez, há quatro anos, estava à procura de ajuda; e nunca podia imaginar que três anos mais tarde estaria na iminência de receber o diploma de albergueiro. A mesma coisa sucedeu a Asmaa, chegada sozinha da Argélia, e a Imad, vindo da Palestina em busca de um futuro melhor. Estes são apenas alguns dos jovens que se beneficiaram do projeto de inserção de trabalho que a Federação das Plataformas Sociais Salesianas “Pinardi” oferece aos jovens de talento e em situação de graves dificuldades.

Gemmary, de origem filipina, tinha 19 anos quando foi selecionada para a formação intensiva de Pinardi e do Hotel Hilton Madrid Airport. Como para muitos outros jovens, a falta de experiência e formação era para ela um obstáculo para o acesso ao trabalho. Mas ela queria realmente trabalhar e tinha enormes potencialidades: a capacidade de relacionar-se com o público, a cortesia para com os clientes e a sua tenacidade fizeram com que o seu educador em Lumbre visse nela uma mulher com úteis capacidades para o setor albergueiro. Depois de quatro meses de formação com o ‘staff’ do hotel, Gemmary ganhou o respeito dos colegas e da equipe de Recursos Humanos do Hotel; e lhe foi dada a oportunidade de ser contratada.

Também Asmaa, um ano depois de Gemmary, refez o mesmo percurso. Depois de dez anos de Espanha, as dificuldades econômicas obrigaram a família a voltar para a Argélia, frustrando assim os projetos da jovem. Mas depois de um ano, mesmo sem casa e um trabalho, Asmaa voltou à Espanha. Chegou aos escritórios de Pinardi, empenhando-se consigo mesma: aderiu ao programa de formação para o emprego e foi inserida na 2ª edição do projeto “Hilton Hopes”. O bom trabalho e suas habilidades – Asmaa fala espanhol, inglês, árabe e francês – permitiram a Asmaa ser contratada pelo Hilton Madrid Airport e ser selecionada para a Escola albergueira internacional “Vatel”.

Agora o caso de Imad. Seu caso é tanto diferente. Chegou à Espanha pedindo asilo político. Graças ao apoio e trabalho de muitos, foi encaminhado a Pinardi: suas expectativas mudaram imediatamente. Depois de cumprir parte do programa para o emprego de Pinardi, os seus desejos aumentaram. Também sua vontade de superar-se. Idem a confiança em si mesmo. Selecionado para a 3ª edição de “Hilton Hopes”, trabalhou por um tempo no Hotel Hilton Madrid Airport e agora frequenta o primeiro ano da escola ‘Vatel’.

Assim, graças à sua atitude, às capacidades, ao empenho mostrados durante o período com Pinardi, os três jovens alcançaram alguns dos seus objetivos. Estas entretanto são apenas três das quase 400 histórias pessoais de jovens – eles e elas – que nos últimos três anos passaram pelo programa de inserção no trabalho de Pinardi. Atualmente 100% dos participantes conseguiram uma formação tal que lhes abre alguma porta no mundo do trabalho. Mais de 75% deles receberam ajuda social que lhes permitiu satisfazer às exigências primárias de alimento, alojamento e transporte. Mais de 50% deles já estão empregados.

Publicado em 25/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês