Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/11/2014 - Filipinas - A um ano do tufão mais de 3.000 residências reconstruídas e 11 novos institutos feitos
Fotos do artigo -FILIPINAS – A UM ANO DO TUFÃO MAIS DE 3.000 RESIDÊNCIAS RECONSTRUÍDAS E 11 NOVOS INSTITUTOS FEITOS

(ANS – Manila) – A um ano da passagem do tufão “Haiyan” pelas Filipinas, a devastação deixou lugar às obras de reconstrução já completadas, e à volta à normalidade dos sobreviventes. Muitas áreas estão ainda danificadas. Mas a solidariedade e a esperança difundidas nestes meses através da coordenação da ‘Don Bosco Network’, das Procuradorias Missionárias Salesianas e dos Ambientes salesianos de todo o mundo, contribuíram para fazer superar a dor das perdas.

Um ano e dias passaram-se depois que o tufão Haiyan assolou regiões do País, destruindo tudo em poucas horas. Mais de 6.300 os mortos. Mais de 1.000 ainda os dispersos por causa de uma catástrofe que atingiu perto de 16 milhões de pessoas e causou pelo menos 4 milhões de refugiados.

Comida, roupa, água, assistência médica, foi quanto inicialmente receberam 40.000 famílias em Leyte, Cebu, Aklan e Samar Leste, através dos Salesianos. Ainda hoje, a um ano de distância, milhares de famílias sobrevivem graças ao auxílio de Voluntários e de Organizações ligadas aos Salesianos.

A poucas semanas da tragédia, deu-se a fase de redação dos projetos de reconstrução e construção de novas casas, com a ajuda e a solidariedade de milhares de pessoas generosas, que, em todo o mundo, se devotaram à causa do Povo Filipino.

Depois de 12 meses, os Salesianos fazem um balanço de quanto foi feito até agora, seguindo pelas quatro linhas traçadas pela ‘Don Bosco Network’ (DBN). Ei-lo:

1. Assistência material: 100%. Nas zonas de Aklan, Cebu Norte e Leyte, mais de 2.700 famílias puderam recuperar suas casas com vário material para ajeitar telhados e paredes.

2. Residências temporárias: 85%. Dos quase 500 alojamentos temporários na ilha de Bantayan, em Samar Leste e Aklan, 417 já foram completados; os demais estão em construção.

3. Projeto de Adoção e Reconstrução de uma Comunidade (ARC): quase concluído. A comunidade escolhida foi Bat-Barangy Candahug, com a construção de 150 casas.

4. Projeto para a criação de 11 novas escolas: todas em construção, isto é,

  • 8 escolas em Leyte, 1 na ilha de Bantayan e 2 em Cebu.
  • 5 dessas escolas já foram completadas em mais de 70%.
  • 4 estão na fase de estocagem do material necessário.
  • De uma, está-se com 25% da construção.
  • De outra, concordou-se recentemente pela sua construção.

5. Projeto “meios para sobreviver”. Um quinto ponto de ação salesiana consiste em assistir a população atingida na obtenção de meios de subsistência e na volta à normalidade. Apicultura, floricultura, corte-e-costura, pesca, conserto de embarcações de pesca, carpintaria e agricultura: estas foram as áreas visadas. Maiores informações sobre esse Projeto se podem achar no sítio da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri.

Publicado em 12/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês