Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/11/2014 - República Centro-Africana - “Não se pode perder a esperança”.Testemunho do P. Manolo Jiménez
Fotos do artigo -REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA – “NÃO SE PODE PERDER A ESPERANÇA”.TESTEMUNHO DO P. MANOLO JIMÉNEZ

(ANS – Bangui) – “O país está vivendo a situação mais desastrosa desde a sua Independência. Outras crises sacudiram os alicerces da República Centro-Africana, mas não como esta” – diz o P. Manolo Jiménez, missionário salesiano na África há quase 20 anos e agora Superior da África Tropical Equatorial (ATE), num testemunho publicado no sítio do projeto “Espaços de Paz, Escolas de Reconciliação na República Centro-Africana”.

A República Centro-Africana faz parte da comunidade política dos países da Comunidade Econômica e Monetária da África Central (CEMAC), formada por seis países. Hoje é o país que vive nas condições de vida mais precárias por causa da instabilidade política e da crescente insegurança, devida à falta de controle.

As duas comunidades salesianas nos bairros Damala e Galabadja, de Bangui, ficaram durante todo o período da crise – iniciada com o golpe de estado de 23 de março de 2012 – à frente das emergências mais urgentes. Por diversos meses acolheram nos locais da comunidade dezenas de milhares de refugiados. Ainda hoje continuam diversas centenas deles.

Apesar da presença militar estrangeira, .... o país continua a viver na incerteza. A comunidade salesiana responde esse desafio com a sua presença permanente, .... buscando planejar o desenvolvimento de projetos em condição de abrir caminhos ao drama que as pessoas estão vivendo.

Nesse contexto, não podemos perder a esperança. O caminho para a reconstrução da República Centro-Africana passa pela educação dos seus filhos e seus jovens. Os Salesianos estão aqui, para isso: com gerações bem formadas e em condições de enfrentar os desafios do país, não se recairá em situações caóticas como as que a República Centro-Africana viveu e está a viver.

Através do projeto “Espaços de Paz, Escolas de Reonciliação na República Centro-Africana”, as comunidades salesianas pretendem sanar o mórbido clima atual através do instrumento mais eficaz e urgente: a educação dos jovens. A crise que se vive revela as enormes carências dos jovens em tema de educação; e só um empenho decidido nesta direção ajudará o país a sair do atoleiro. O projeto prevê otimizar os recursos pessoais e estruturais das escolas administradas pelas duas comunidades salesianas para dar esperança aos jovens que abandonaram os estudos por causa da situação crítica no País.

Os recursos colocados à disposição para o projeto, permitirão contribuir à normalização da vida do País e a olhar com esperança para o futuro, sobre a base de uma formação sólida e auspiciosa para a sua Juventude”.

Publicado em 06/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês