Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/10/2014 - Itália - Bicentenário de Dom Bosco no Sul: uma Festa cheia de afeto
Fotos do artigo -ITÁLIA – BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO NO SUL: UMA FESTA CHEIA DE AFETO

(ANS – Nápoles) – Um ‘Teatro São Carlos’, de Nápoles, cheio de povo desejou dar início aos festejos do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco na Inspetoria salesiana da Itália Meridional, ontem, 13 de outubro de 2014.

Os protagonistas do espetáculo da abertura foram os jovens de todo o Sul e o carisma de Dom Bosco, que foi declinado em muitíssimos tons e modos, a começar pelas personalidades que tomaram parte do evento, como o Presidente del Senado da República, Senador Pietro Grasso; o Vigário do Reitor-Mor, P. Francesco Cereda; e o Reitor Magnífico da Universidade Pontifícia Salesiana, P. Carlo Nanni.

Moderou a Sessão a jornalista do TG1 (RAI), Maria Soave, que com profissionalismo permitiu aos diferentes convidados falarem de um aspecto do Carisma de Dom Bosco e da própria história, alternando exibições musicais, propostas pelo «DBChoir», pelo Coral de vozes brancas do Teatro São Carlos, pelos ‘Sancarlini’, pelo ‘Blue Gospel Singer’. Cada grupo musical contribuiu para alegrar a noite com cantos: de modo particular, o ‘DBChoir’, coro formado pelos jovens do MJS – Movimento Juvenil Salesiano –, que propôs cantos sobre o ‘Padre Sonhador’, rearranjados pelo Diretor Artístico e pelo Diretor Musical, respectivamente Alfredo Franciosa e Ivan Improta, cantos como ‘Pai, Mestre e Amigo’, ‘Basta que sejam jovens’, ‘Jovens Horizontes’ e ‘Dom Bosco e Nós’.

Uma parte mais reflexiva se deu quando Patrizio Rispo, ator de “Um lugar ao sol” (‘Soap-opera’), leu e interpretou dois trechos das Memórias do Oratório de São João Bosco. Na noite foram além disso apresentadas três histórias de “periferia”: a de Nando, a de Salvador, a de Al Amin, que, graças ao encontro com Dom Bosco e por seu Carisma, mudaram de vida.

O público presente apreciou o espetáculo e sentia-se o afeto de todos os presentes, tanto dos organizadores quanto do público: cada qual recebeu alguma coisa de Dom Bosco e dos Salesianos, e quanto receberam continuam a levá-lo consigo e a partilhá-lo com os outros.

O P. Cereda abriu o Bicentenário convidando os presentes a fazerem memória das origens salesianas: os Filhos de Dom Bosco vieram da periferia e de aí não podem fugir; devem morar nela assim como Dom Bosco começou por viver em Valdocco, que se encontrava numa periferia...

Publicado em 14/10/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês