Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/8/2014 - Camboja - A Família Salesiana cresce no país
Fotos do artigo -CAMBOJA – A FAMÍLIA SALESIANA CRESCE NO PAÍS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Phnom Penh) - Durante a primeira visita de animação à Delegação Inspetorial do Camboja - instituída na Inspetoria da Tailândia, em 19 de fevereiro – o Conselheiro para a Ásia Leste-Oceânia, padre Václav Klement, visitou quase todas as presenças salesianas no país e pôde admirar o grande crescimento vocacional da Família Salesiana.

O dia mais importante de sua visita foi 6 de agosto, ocasião na qual os oito Salesianos  que operam atualmente no Camboja se reuniram (outros oito membros da delegação Salesiana encontram-se atualmente no exterior por várias razões). Durante as conversas, centradas no espírito do Capítulo Geral 27, e, em particular, sobre o significado do testemunho, padre Klement escutou as aspirações e os desafios da Delegação recém-nascida, fruto do trabalho e do empenho de muitos missionários pioneiros dos últimos 25 anos.

Atualmente, a Família Salesiana no país conta com 16 salesianos (incluindo 2 autóctones), 24 Filhas de Maria Auxiliadora (2 autóctones), seis Irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria (uma nativa e uma noviça), duas aspirantes Voluntárias de Dom Bosco (ambas autóctones), cerca de 24 Salesianos Cooperadores e novecentos ex-alunos salesianos, para não mencionar as ex-alunas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): um crescimento vocacional intenso, que reflete a jovem e dinâmica comunidade católica no Camboja.

Assim como acontece no Laos, ainda não existem dioceses no Camboja. Phnom Penh é um Vicariato e Battambang e Kompong-Cham são Prefeituras. Ao todo são cerca de 75 sacerdotes (5 deles autóctones). Há muitos religiosos e as sociedades missionárias e já há alguns milhares de jovens católicos.

Nas cinco presenças salesianas - Phnom Penh, Sihanoukville, Kep, Battambang e Poipet - operam centenas de professores, em sua maioria ex-alunas, que se dedicam a mais de 2.000 alunos. Apesar de apenas as casas de Phnom Penh e Sihanoukville terem sido canonicamente instituídas, a missão salesiana é possível também graças à colaboração de vários missionários laicos, voluntários, dois sacerdotes diocesanos - um dos quais tornou-se Salesiano Cooperador e coordenador do Centro de Salesianos Cooperadores em Phnom Penh - e muitos ex-alunos que se identificam profundamente com Dom Bosco e sua missão.

A vida social, econômica e religiosa no Camboja está evoluindo rapidamente e as comunidades salesianas estão muitos atentas às constantes mudanças. A presença de um corpo docente e de educadores muito jovens - muitos deles jovens também na fé, uma vez que foram batizados recentemente – constitui um grande recurso nesse sentido.

A delegação do Camboja está planejando uma grande festa em homenagem ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco, no próximo mês de janeiro. O evento, cuja duração prevista é de três dias, pretende reunir, em Phnom Penh, autoridades eclesiásticas e civis, 4.000 ex-alunos Salesianos e FMA e membros de todos os 7 grupos da Família Salesiana presentes no país.

Postado em 11/08/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês