Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/7/2014 - Paquistão - Uma nova primavera para a Igreja
Fotos do artigo -PAQUISTÃO –  UMA NOVA PRIMAVERA PARA A IGREJA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Lahore) – Com as nomeações dos bispos de Faisalabad e de Lahore, e do administrador apostólico em Multan, a Igreja no Paquistão caminha pelo rumo de uma nova primavera. “Agradecemos muito ao Santo Padre. São passos muito positivos para a Igreja. Novos líderes e novas ideias: a Igreja paquistanense precisa disso. Trabalharemos juntos para o progresso e para o crescimento da Igreja no Paquistão”. Disse-o à Agência Fides, o novo Arcebispo de Lahore, Dom Sebastian Shaw OFM.

“Entre os novos Bispos – explica Dom Shaw – há uma abordagem comum: todos olhamos para a nossa situação com esperança, buscando colaborar. Por exemplo, as comissões para Catequese, Liturgia, Caritas, Economia se juntarão e operarão juntas. Há além disso entre nós sintonia humana desde os tempos do Seminário. Entendemos adotar uma metodologia de cooperação em todos os campos. Mais unidade ajudará o futuro da Igreja”.

Os bispos compartilham as urgências pastorais. Uma dessas é a formação dos catequistas: “Só em Lahore há 300, espalhados pelo território. São uma presença importantissima porque vivem no meio do povo e medem o pulso da vida das comunidades. São leigos, são os nossos missionários nas periferias, pessoas importantes para a formação do Povo aos Sacramentos, e devem ser formados segundo as novas linhas da teologia e da pastoral”.

Outra prioridade é a instrução: “Nas escolas católicas, somente em Lahore, há mais de 800 mil alunos, 90% muçulmanos. As escolas são preciosas para educar ao diálogo na sociedade. Nas escolas se realiza um ‘diálogo de vida’ que é o caminho para a construção de uma sociedade aberta, tolerante e pluralista, caracterizada pela pacífica convivência. Através dos alunos, se contatam as famílias: assim as escolas se tornam os nossos centros especializados do diálogo. Os jovens são o futuro da sociedade: por eles começa-se a construir o mútuo respeito entre as religiões no país”.

É nesta linha que operam também os Salesianos, presentes exatamente em Lahore e também em Queta, com uma escola técnica, uma elementar e secundária, dois internatos masculinos e um feminino, com um oratório festivo e um Serviço de assistência às seis escolas para refugiados afegãos: todos ambientes em que a instrução formal é acompanhada pela educação aos valores e ao respeito entre todos os seres humanos.

O diálogo progride também graças ao empenho dos líderes religiosos e à colaboração com os chefes islâmicos, como o imã da grande mesquita de Lahore, Syed Muhammad Abdul Khabir Azad, com quem Dom Shaw se reúne com frequência e coopera para dar um exemplo de amizade islâmico-cristã.

Publicado em 02/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês