Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/7/2014 - Coreia do Sul - Dom Toso prepara a Igreja coreana para o encontro com o Papa
Fotos do artigo -COREIA DO SUL – DOM TOSO PREPARA A IGREJA COREANA PARA O ENCONTRO COM O PAPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Seul) – “Fiquei profundamente impressionado pelo interesse e amor da Igreja coreana pelos pobres e por aqueles que sofrem. Sobretudo impressionaram-me os sacerdotes que lutam pelos fracos e partilham sua dor em diferentes contextos sociais. E isto demonstra que sois um bom exemplo de quanto o Papa disse: «O sacerdote deve ir à periferia e ser um pastor cheirando a ovelhas»”. Assim se expressou Dom Mario Toso SDB, durante uma partilha fraterna com os Salesianos da Casa Inspetorial, de Seul.

Dom Mario Toso foi nomeado Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz em 2009, sendo ordenado Bispo em 12 de dezembro do mesmo ano. A viagem à Coreia se fez a convite da Conferência Episcopal Coreana, para apresentar a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, em vista da próxima visita do Papa Francisco ao País (14-18 de agosto).

Aterrando no dia 21 de junho, Dom Toso visitou a Arquidiocese de Gwangju (dia 24), Daegu (25) e Seul (26), ministrando ‘aulas’ nas três e passando sempre a noite nas comunidades salesianas da região, em clima de partilha fraterna com os Salesianos locais. No dia 27 de junho regressou a Roma.

“A Igreja tem a missão de anunciar e testemunhar o Evangelho. Deve por isso assumir uma posição profética no que se refere aos obstáculos da injustiça social e política... Um estado não pode impedir à Igreja de dizer o que pensa” – disse o Prelado.

“Durante esta visita pude ouvir várias pessoas em dificuldades; sempre disseram estar muito impressionadas pela dedicação dos sacerdotes e dos religiosos, por seu interesse em partilhar dores e sofrimentos. E graças a isso começaram a crer em Deus”. Esta é a prova de uma igreja sadia na Coreia, comentou Dom Toso.

O salesiano também sublinhou que é necessário realizar um sistema que leve à prática o ensino do Evangelho, consolidando a justiça e a paz. “Portanto, os membros da Igreja devem, conscientes e unidos, esforçar-se por promover os valores do Reino de Deus nessa Terra”.

“A visita do Papa Francisco – concluiu – pretende, como diz o seu lema (‘Coreia, levanta-te, reveste-te de luz, a glória de Deus refulge sobre ti’), tornar brilhante a Igreja da Coreia”.

Em especial à Família Salesiana Dom Toso pediu aprofundar a Alegria do Evangelho com os Jovens, em preparação à chegada do Santo Padre, o Papa.

Publicado em 01/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês