Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/3/2014 - Itália - Um ’gemellaggio’ em honra do salesiano monsenhor Fagnano
Fotos do artigo -ITÁLIA – UM ’GEMELLAGGIO’ EM HONRA DO SALESIANO MONSENHOR FAGNANO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Rocchetta Tanaro) – Em honra do salesiano Monsenhor José Fagnano, Prefeito Apostólico de Magalhães, e em vista do próximo Centenário de morte (18 de setembro de 1916), a sua Terra natal, Rocchetta Tanaro, e a cidade onde desempenhou o seu serviço apostólico, Punta Arenas, no Chile, estão para firmar um ‘gemellaggio’.

Rocchetta Tanaro é um pequeno centro do Alto Monferrato, caracterizado por contexto agrícola e velha vocação vinícola e gastronômica. Entre os seus conterrâneos mais ilustres lembra-se Monsenhor José Fagnano, que depois de um juvenil entusiasmo pelos “garibaldinos”, foi acolhido por Dom Bosco e ordenado sacerdote: depois de algumas experiências em Lanzo Torinese e em Varazze foi enviado à Argentina no grupo dos primeiros missionários de 1875. Desempenhou a seguir o ministério de Prefeito Apostólico, com o título de Monsenhor, em Punta Arenas, terminando os seus dias em Santiago do Chile.

Domingo passado, 9, 170° aniversário de seu nascimento (9 de março de 1844) decorreu em Rocchetta Tanaro um primeiro momento celebrativo, do qual participaram o Prefeito e o Pároco do lugar; o Bispo de Ásti, Dom Francesco Guido Ravinale; o P. Alberto Lorenzelli, Inspetor salesiano do Chile, e o P. David Albornoz – ora na Itália para o Capítulo Geral –, além de alguns familiares do mesmo Monsenhor Fagnano e outros salesianos, guiados pelo P. Egidio Deiana.

Na circunstância foi descerrada uma placa sobre a parede da Casa natal do salesiano; e no âmbito das atividades celebrativas, a Administração municipal de Rocchetta Tanaro projeta um Museu à memória desse ilustre cidadão. Por esse motivo o P. Lorenzelli fez-se portador de alguns presentes procedentes do Instituto Dom Bosco, de Punta Arenas, e do anexo museu missionário “Maggiorino Borgatello”. 

Entre as doações trazidas do Chile, estão fotos, documentos, cartas e um roquete (ou sobrepeliz), que fazia parte dos paramentos usados pelo monsenhor. Interessante também a presença de un ‘tijolo’,originário do Chile, em memória dos muitos trabalhos de construção, devidos à industriosidade e à capacidade organizativa desse missionário. Dele se lembra, além da construção de edifícios de educação e de culto, também de um forno de olaria, e a constituição de uma Sociedade de Auxílio Mútuo.

Na área do ‘gemellaggio’ está em projeto também a presença de cidadãos de Punta Arenas em Turim, por ocasião do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco (2015); e uma análoga presença de conterrâneos de Fagnano em Punta Arenas para as atividades celebrativas do Centenário de sua morte.

Publicado em 12/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês