Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/3/2014 - Tailândia - Preparando jovens cegos para o trabalho e a vida
Fotos do artigo -TAILÂNDIA – PREPARANDO JOVENS CEGOS PARA O TRABALHO E A VIDA

(ANS – Bangkok) – Faz mais de 30 anos que o P. Carlo Velardo SDB se dedica a ajudar a não videntes tailandeses a melhorar a qualidade da sua vida e a achar emprego, proporcionando-lhes formação e amizade através do Centro para o Desenvolvimento das Habilidades a não Videntes, de Nonthaburi, Bangkok.

O P. Velardo chegou à Tailândia em 1978 da Itália, com apenas quatro meses de sacerdócio. “Um sacerdote belga e eu éramos os primeiros Salesianos a chegar à Tailândia. Não sabíamos grande coisa sobre quanto estávamos a fazer, pelo que tentamos fazer alguma coisa”.

O seu Centro é hoje fruto de atento planejamento com os pacientes e da vontade de defender os direitos dos marginalizados. “Quando comecei esta atividade, os cegos eram marginalizados; e o sentir comum era que eles só poderiam fazer duas coisas: vender bilhetes de rifa ou trabalhar como agentes telefônicos. Assim começamos a ensinar aos alunos carpintaria e marcenaria; e conseguimos achar lugar de trabalho para alguns deles”.

Mas não foi fácil. As seguradoras, o preconceito e o medo de infortúnios no trabalho frearam muitos empresários. “Mas foi até coisa... divertida mostrar-lhes as estatísticas, que revelam como com os cegos dão-se muito menos infortúnios do que com os videntes! Entretanto, dadas as resistências, repensamos o programa visando agora formar os alunos a serem massagistas. Conseguimos encontrar dois excelentes instrutores. E começamos em 1983”.

O programa elaborado pelo Centro recebeu recentemente a aprovação do Ministério da Saúde Pública e os seus alunos diplomados são declarados ‘Doutores em Massagem Tradicional Tailandesa’, como reconhecimento da qualidade da formação ministrada.

O curso, de duração bienal, acolhe todos os anos, 40 novos alunos. A maior parte deles, uma vez diplomados, encontra trabalho logo que terminam o curso, continuando a seguir no afinamento das próprias habilidades por muitos anos. Ao centro, situado no Setor setentrional de Bangkok, no bairro Pakkred, de Nonthaburi, dirigem-se em média perto de 150 clientes por dia.

Há na obra também uma área coberta onde os alunos podem fazer exercícios e melhorar a confiança em si mesmos. Foi assim desenvolvido mais um curso – de Judô –, pensado para ajudar os alunos em auto-defesa, tendo como professores alguns instrutores da Polícia.

Foi duro no início, mas tocamos em frente melhorando: melhorando tanto que alguns alunos venceram concursos nacionais” – refere o P. Velardo, sorrindo.

Publicado em 10/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês