Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/3/2014 - RMG - CG27: Cerimônia de abertura - 2
Fotos do artigo -RMG – CG27: CERIMÔNIA DE ABERTURA - 2

(ANS – Roma) – O Capítulo Geral da Congregação Salesiana é um evento que não diz respeito apenas aos Salesianos de Dom Bosco. À cerimônia de abertura portanto estiveram presentes Personalidades da Cúria Vaticana, Prelados de várias Dioceses e Responsáveis e Representantes de quase todos os Grupos da Família Salesiana (FS).

Todos os convidados foram saudados com calor pelo Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, no início da sua fala; não se tratou somente de un ato devido mas também da expressão de uma sincera amizade, porque muitos dos representantes das várias famílias religiosas estavam presentes justamente para um agradecimento ao P. Chávez, no término dos seus 12 anos de Reitorado.

O P. Chávez sublinhou, em especial, a presença do Cardeal João Braz de Aviz; dos Cardeais salesianos, Bertone, Farina, Rodríguez Maradiaga e Ezzati; de Dom Gino Reali, Bispo da Diocese de Porto-Santa Rufina – em que fica a Casa Geral –; do ex-aluno salesiano Dom Brugnaro; e da Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das FMA.

E em nome dos tantos convidados, depois da relação do Reitor-Mor e a fala do Cardeal Braz de Aviz, também alguns deles falaram. O primeiro foi o Cardeal Bertone que, representando os Cardeais e Bispos salesianos, manifestou a “indefectível união ao carisma salesiano; a proximidade, também física, a tantas obras salesianas no mundo; e a paixão fraterna pelos anseios e alegrias do apostolado juvenil nos vários países do mundo”.

Falou ao depois a Madre Reungoat, Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora, que sublinhou a afinidade de vistas entre os dois grupos salesianos: “Também em nosso Capítulo Geral 23 (setembro-novembro de 2014), os documentos preparatórios ao Capítulo sublinham o tema da família como fulcro do nosso ‘estar-com-os-jovens casa que evangeliza’. A ‘casa’, a ‘família’, estão entre as maiores intuições de Dom Bosco. Nossa profecia começa ali. (…) É um espírito que é testemunho de fraternidade, alegria vocacional e ímpeto para a missão”.

Falou também a Coordenadora Mundial dos Salesianos Cooperadores, a qual, sublinhando a identidade de caminhos, interna à Família Salesiana, disse aos SDB: “Ao longo da mesma via de santidade será cada vez mais importante a sua presença ao nosso lado, com um acompanhamento espiritual que sustente o crescimento e a formação permanente, no respeito à especificidade dos papéis”.

E a Responsável Central das Voluntárias de Dom Bosco ressaltou enfim, em nome de toda a FS, o sentido de gratidão para com o P. Chávez, insistindo em como, nos doze anos do seu Reitorado, “tenha crescido a consciência de ser uma grande comunidade carismática e espiritual, empenhada em dar à Igreja e ao mundo uma original contribuição educativo-apostólica”.

Findas todas as falas, às 13h05min locais, o Regulador do CG27, P. Francesco Cereda, explicitou: “Segundo as disposições dos Regulamentos Gerais, com a aprovação da Assembleia e em nome do Presidente, P. Pascual Chávez, implorando o auxílio de Deus pela mediação do Senhor Jesus, com a iluminação do Espírito Santo e pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, DECLARO ABERTO o Capítulo Geral 27, da Sociedade de São Francisco de Sales”.

Publicado em 03/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês