Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/3/2014 - RMG - CG27: Piemonte, fonte geográfica de um carisma
Fotos do artigo -RMG – CG27: PIEMONTE, FONTE GEOGRÁFICA DE UM CARISMA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Na noite de sexta-feira, 28 de fevereiro, deu a boa-noite o P. Stefano Martoglio, Superior da Circunscrição Piemonte-Vale d’Aosta. A respeito da circunscrição, definiu-a “uma inspetoria normal, que vive na complexidade da própria terra, na multiculturalidade, e com os desafios que o sermos ‘servos dos jovens’ nos lança”.

O P. Martoglio indicou que são 500 os Salesianos e 1600 os leigos colaboradores empenhados em animar 38 comunidades educativas (das quais duas no exterior, na Lituânia): escolas, centros de formação profissional, oratórios e paróquias, institutos universitários, casas para menores (crianças e adolescentes)... Evidenciou também que “a FS local é representada de maneira densa e vivaz, e praticamente por quase todos os Ramos da mesma FS: uma bênção única!”.

O que torna realmente única esta circunscrição é possuir “um escrinho precioso, que custodia o tesouro do nascimento e crescimento da congregação, i. é, os Lugares Salesianos”. Um dom confiado e para custodiar, tornar vivo e oferecer, isto é: “A riqueza de uma casa que guarda a memória do Pai; a energia de Deus do início do carisma; a riqueza de fé e de coragem apostólica do desenvolvimento de toda a Congregação”.

O Colle e Chieri racontam o crescimento na fé da vocação de João Bosco. Valdocco fala não somente da pobreza e da fé dos inícios mas também do nascimento do modo educativo, e faz fazer-memória da fundação da Congregação: “Valdocco nos reconta a devoção mariana, que nasce ‘Consolata’, cresce Imaculada, desenvolve-se Auxiliadora”.

Enfim – continuou o Superior – o outro primeiro oratório de são Luís, com a igreja de São João Evangelista, San Benigno, Lanzo, Foglizzo, Mirabelo, Borgo San Martino… que nos contam o desenvolvimento inicial da Congregação, os passos cada vez mais firmes de Dom Bosco que põe mãos à construção da obra de Deus, masculina e, a seguir, feminina.”

Ter sob custodia os lugares que fazem-memória das origens é uma responsabilidade que empenha a tornar “falante” cada pedra e cada espaço. É uma responsabilidade que envolve toda a Congregação e continua a ser “uma riqueza grande para as jovens gerações de salesianos que se formam. De fato nas casas de formação da nossa Inspetoria passam e crescem muitos jovens salesianos das suas Inspetorias”.

Não faltou um apelo final: “A todos nós, a reflexão para tornar esses lugares ‘falantes’ nas pessoas, que a eles se devem dedicar. A bom entendedor, poucas palavras. Só Deus aquece os corações”.

Publicado em 01/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês