Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/1/2014 - Cuba - 30 anos compartilhando sonhos
Fotos do artigo -CUBA – 30 ANOS COMPARTILHANDO SONHOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Santiago de Cuba) – Era o verão do 1983 quando a Inspetoria de São Tiago Maior, de Leão, Espanha, e os salesianos de Cuba, a partir de simples contatos informais, deram início a uma colaboração bem densa e profunda.

Publicamos a seguir uma parte do testemunho do P. Luis Martín Cabello SDB a respeito da sua experiência com o projeto “Verões Educativos”.

«Pioneiro desta aventura foi o P. Eusebio Martínez que no verão de 1983 foi para a Ilha ajudar nos encontros programados para jovens cubanos empenhados nas diferentes áreas pastorais e formativas. Desde então, menos uma só vez, todos os verões a Inspetoria de Leão esteve enviando um salesiano e manteve uma colaboração diversificada, pela qual se realizaram variados projetos, dentre os quais “Canastra Básica”, para enfrentar as necessidades das famílias mais necessitadas, e “Verões Educativos”, com os quais se dá a possibilidade a crianças, adolescentes e jovens, de viver um verão divertido e rico valores.

Em todos esses anos pude ouvir os testemunhos dos que foram a Cuba. Mas, como com frequência acontece, uma coisa é o que lhe contam e outra, viver pessoalmente o encontro com esse povo, essa cultura, essa sociedade, esse clima... Isto é insubstituível: seja porque se experimentam coisas diferentes, seja porque, mesmo que sejam semelhantes, senti-las pessoalmente faz com que se imprimam com mais intensidade em sua mente e em seu coração.

A minha viagem se iniciou em Santiago de Cuba. Ali fiquei 10 dias para participar do Verão Educativo, uma espécie de Acampamento Citadino, com perto de 300 jovens e 40 animadores. A verdade é que era como estar em casa: jogos muito semelhantes, dinâmicas muito semelhantes, cantos semelhantes... E também os problemas: semelhantes.Essa experiência – a mesma que se vive no Peru,Angola,Senegal,Benin... – fez-me sentir que o espírito salesiano não tem fronteiras e que em todas as presenças salesianas do mundo se respiram os mesmos ares de família.Eu levei o meu toque musical…

Nas tardes eu ia mantendo encontros formativos com o grupo de jovens que contavam com inquietações vocacionais. Ajudaram-me a conhecer melhor e mais profundamente os sonhos e as problemáticas da juventude cubana.

Experimentei também a dificuldade de viajar, embora na minha situação de estrangeiro, tudo me ficasse mais fácil. Tive a oportunidade de estar em Camagüey, um povoado no centro da Ilha, onde os salesianos mantêm um grande Centro de Formação Profissional…

Foi muita a riqueza – contá-la me é muito difícil – que eu trouxe de Cuba…»

O testemunho integral está à disposição no sítio web dos Salesianos de Cuba.

Publicado em 20/01/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês